Turismo Titulo Publieditorial
Na hora da viagem: é melhor contratar uma agência de turismo ou viajar por conta própria?

Ambas alternativas podem ser bem vantajosas, mas é preciso ter cautela na hora de escolher para não se arrepender durante a viagem

Publieditorial
20/09/2022 | 12:30
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Viajar envolve bem mais do que definir o destino. É preciso pensar na hospedagem, no transporte, na alimentação, nos passeios e em vários outros detalhes. Por isso, quem pensa em viajar costuma se fazer uma pergunta bem comum: “Será que eu devo contratar uma agência ou posso planejar tudo sozinho?”

De fato, é uma dúvida oportuna e nem sempre dá para chegar a uma resposta facilmente. Isso porque as duas alternativas são bem vantajosas, mas também possuem desvantagens.

Pensando nisso, resolvemos elencar os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Descubra a seguir se é melhor contratar uma agência de turismo ou viajar por conta própria!

 

Por que contratar uma agência de turismo?

Mesmo com toda facilidade que a tecnologia proporciona, é muito comum ver pessoas que não abrem mão de contratar uma agência de viagens.

Há vários motivos para isso, mas a diretora da Mapie consultoria especializada, Carolina Sass de Haro, afirmou no Fórum PANROTAS (uma editora voltada para os profissionais de turismo no Brasil), que os principais são: a facilidade e comodidade, a segurança e o atendimento personalizado.

Não é à toa que 49,76% dos viajantes consideram imprescindível utilizar os serviços de uma agência de viagens.


Vantagens

As principais vantagens de contratar uma agência de turismo são:


  • Praticidade: O visitante só precisa escolher o destino e a agência auxilia com todo o resto, desde a hospedagem até os passeios.
  • Suporte contínuo: Diferente do planejamento individual, os clientes das empresas especializadas em turismo podem esclarecer todas as dúvidas e fazer questionamentos sempre que for necessário.
  • Facilidade no pagamento: Fazer o pagamento em um único lugar é bem melhor do que pagar de site em site. Na plataforma da TourFácil, por exemplo, é possível comprar os ingressos para todas as atrações de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e ainda parcelar o valor em 12 vezes.
  • Roteiro personalizado: Cada turista tem o seu estilo e, por isso, nem sempre é fácil escolher os passeios ideais. Para ajudar, as agências costumam montar roteiros personalizados, de acordo com cada perfil.
  • Melhores preços: Muitas empresas fazem acordos comerciais e isso ajuda as agências a disponibilizarem os melhores preços. Além disso, elas conhecem bem os períodos de baixa e alta temporada na região.

 

Desvantagens


Já no que diz respeito às desvantagens podemos citar:
  • Menos flexibilidade: Normalmente, as empresas fazem passeios e transportam os turistas em horários pré-definidos.
  • Passeios em grupos: Há exceções, mas algumas agências reúnem um grupo grande de pessoas desconhecidas para fazer os passeios.
  • Gastos extras: Não são todas as empresas, mas algumas podem “embutir” altas taxas no valor final do contrato.
  • Dependência: A depender do pacote fechado, os visitantes acabam ficando dependentes da agência durante toda a viagem. 

Por que viajar por conta própria?

Atualmente, não é pequena a quantidade de pessoas que viajam por conta própria, inclusive para fora do país. Com um smartphone em mãos é possível comprar as passagens, escolher a hospedagem, contratar os passeios e ainda ser “guiado” na cidade desconhecida por um aplicativo de mapa.

Mas assim como a viagem por agências, essa modalidade também conta com alguns fatores que merecem ser destacados.

 

Vantagens

 
 

No geral, as cinco principais vantagens de viajar por conta própria são:

  • Mais flexibilidade: Os viajantes podem atualizar e adequar o roteiro quantas vezes forem necessárias, sem depender de empresa nenhuma.
  • Busca por promoções: Normalmente, cada serviço (passagens, hospedagem, passeios...) é contratado em um site diferente. Portanto, é possível optar sempre pelo que tem valores mais acessíveis.
  • É mais particular: Como os passeios são feitos apenas com as pessoas que estão juntas na viagem, eles acabam sendo mais particulares e intimistas.  
  • Novas experiências: Certamente, a pessoa vai ter bem mais experiência depois de organizar uma viagem sozinha. Vai conseguir identificar erros, acertos e possíveis melhorias para as próximas.
  • Contato direto com as empresas: Não é preciso esperar a agência resolver eventuais problemas com outras empresas. O próprio viajante pode contatá-las.

 

Desvantagens

E como desvantagens, quatro merecem destaque:

  • Muita pesquisa: É preciso ter paciência para pesquisar tudo sobre o destino e sobre a organização da viagem. Como buscar referências, opiniões e dicas.
  • Demanda muito tempo: Embora seja fácil, não é rápido contratar todos os serviços que uma viagem demanda. Por isso, é recomendável contratar uma empresa pelo menos para organizar as atividades. Um bom exemplo disso é a agência Roteiro Bonito, que agiliza a contratação de passeios na cidade de Bonito (MS) sem, necessariamente, cuidar do resto da viagem.
  • Falta de suporte: Os problemas precisarão ser resolvidos pelo próprio viajante, inclusive os que surgirem durante a viagem.
  • Os erros são mais frequentes: É muito comum errar em alguns aspectos, principalmente na primeira vez. Então, o ideal é se preparar para possíveis problemas.

Trabalho em conjunto com a empresa RM3.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;