Cultura & Lazer Titulo
Tim Burton recebe Leão de Ouro pelo conjunto da obra em Veneza
Da AFP
05/09/2007 | 15:43
Compartilhar notícia


O diretor americano Tim Burton foi homenageado nesta quarta-feira na 64ª Mostra de Veneza com um Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra.

Autor de uma dezena de filmes muito estilizados, como "Edwards, Mãos de Tesoura", "Marte ataca!" e "Beetlejuice, os fantasmas se divertem", o cineasta do universo gótico recebeu o prêmio das mãos de seu muso, Johnny Depp.

"Esta cidade é um pouco o próprio cinema, é um lugar muito especial e este prêmio tem um significado especial para mim", declarou Burton por trás dos óculos escuros que usava na entrevista coletiva que concedeu. "O Leão de Ouro é um objeto muito mais bonito que um homem nu", acrescentou ele em referência ao Oscar, prêmio que ele ainda não ganhou.

Realizada por Harry Selck, uma versão em 3D de seu filme de animação "O estranho mundo de Jack" (1993) participou de uma projeção especial, seguida por um trecho do próximo filme de Burton, uma adaptação da comédia musical "Sweeney Todd", de Stephen Sondheim, grande sucesso da Broadway em 1979.

No trecho - em que um barbeiro londrino que corta a garganta de seus clientes -, um pálido Johnny Depp de olhos negros faz dupla com Helena Bonham Carter.

Competição – Na mostra oficial de Veneza, foram exibidos os filmes "En la ciudad de Silvia" e "Sukiyaki Western Django". Já o policial "Mad detective", do chinês Johnnie To, uma investigação sobre mortes cometidas de maneira misteriosa com uma arma da polícia, foi o filme "surpresa" apresentado para também competir pelo Leão de Ouro, a ser entregue no sábado.

A três dias do encerramento do festival, chegaram ao Lido os diretores Quentin Tarantino, Bernardo Bertolucci e a atriz Fanny Ardant. Esta última levantou polêmica na Itália por ter chamado o fundador das Brigadas Vermelhas, Renato Curcio, de "herói", opinião pela qual ela pediu desculpas em seguida.

Ambientado na França, com um roteiro original e autores franceses, "En la ciudad de Silvia", do espanhol Jose Luis Guerin, narra a busca de um jovem estrangeiro por uma mulher que conheceu anos atrás.

Mudando completamente de tom, "Sukiyaki Western Django" é uma homenagem ao faroeste-espaguete dos anos 60, do diretor Miike Takashi, no qual seu amigo e admirador Quentin Tarantino aparece rapidamente como caubói.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;