Setecidades Titulo Setembro Amarelo
Região registra média de 784 atendimentos de saúde mental por dia

Foram mais de 190 mil consultas de janeiro a agosto deste ano, o que representa um aumento, desde 2020, de 57,1%

Renan Soares
Do Diário do Grande ABC
10/09/2022 | 08:59
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Grande ABC registra, em média, 784 atendimentos de saúde mental por dia. De acordo com dados reunidos junto às prefeituras da região, de janeiro a agosto, 190.518 consultas foram realizadas. Os números, que englobam todos os tipos de atendimento psicológicos, reforçam a importância da prevenção. Neste mês, marcado pela campanha do Setembro Amarelo, os municípios preparam ações de conscientização sobre saúde mental. Rio Grande da Serra não retornou os dados.

Entre 2020 e até o mês de agosto deste ano, o Grande ABC registrou um aumento nos atendimentos na área em 57,1%. Foram 121,2 mil em 2020 e, agora, quase 200 mil. Os atendimentos estão relacionados aos problemas de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e burnout, por exemplo. 

Para conseguir atendimento, o munícipe deve procurar uma unidade do Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Há ainda o CVV (Centro de Valorização da Vida), que atende por telefone (188) 24 horas.

>Em Santo André, a prefeitura oferece grupos e oficinas terapêuticas, apoio e orientação aos familiares e disponibilização de hospitalidade diurna e noturna. Após isso, o tratamento segue em uma das cinco unidades do Caps. </CW>“A campanha do Setembro Amarelo vai muito além de apenas um mês. Na verdade, é uma necessidade urgente de conscientizar os indivíduos para a valorização da vida, ao longo de todo o ano. Uma conscientização pautada nos pilares da informação e do acolhimento através da escuta ativa, da empatia e da resiliência”, afirma Andréa Ladislau, psicanalista e pós-graduanda em psicanálise.

Em São Caetano, dos dias 12 e 15 de setembro, haverá roda de conversa com mais de 240 funcionários municipais, com capacitação da equipe para detecção precoce de casos graves relacionados à saúde mental. 

Já em São Bernardo, o evento “Vida, Uma Experiência” será realizado na Fábrica de Cultura 4.0, nos dias 20, 21 e 23 de setembro, com programação das 9h às 16h. Haverá peças teatrais, rodas de conversa, danças, palestras de especialistas e pacientes, oficinas, e sarau. Os nove Caps do município também promoverão atividades ao longo do mês.

Em Diadema, o destaque é a “Caminhada em Defesa da Vida”, dia 22, em quatro pontos estratégicos da cidade (Quarteirão da Saúde, nas unidades básicas de saúde Real e Centro, e CAPS da Rua Oriente), terminando na Feira Noturna, realizada na Praça da Moça. 

Na cidade de Mauá, as ações ocorrem até dia 29 e incluem rodas de conversa, painel temático, palestras e atividades de conscientização. Em todos os municípios, a programação completa já está disponível nos sites das prefeituras. Ribeirão Pires ainda não definiu a programação, mas adiantou que haverá palestras. O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC reforça à campanha com ações de conscientização.

“Precisamos orientar e conscientizar a sociedade. É imprescindível ter cuidado e empatia com quem está vulnerável”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;