Economia Titulo
FGV: Indicador Antecedente de Emprego sobe 1,2 ponto em agosto ante julho (82,3p)
06/09/2022 | 08:27
Compartilhar notícia


O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 1,2 ponto na passagem de julho para agosto, para 82,3 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 0,5 ponto.

"O IAEmp voltou a subir em agosto, compensando a queda no mês passado e sugerindo continuidade de recuperação do mercado de trabalho. Ainda é preciso cautela pelo patamar baixo que o indicador se encontra, mas a sinalização para os próximos meses é positiva. O ritmo de recuperação nessa reta final de 2022 depende do desempenho da economia. Como há uma expectativa de desaceleração econômica, o mercado de trabalho tende a seguir a mesma trajetória", avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IAEmp sugere expectativa de geração de vagas adiante, quanto maior o nível, mais satisfatório o resultado. O indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

Em agosto, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. Os destaques foram os itens que medem a Tendência dos Negócios da Indústria, com contribuição de 0,9 ponto; a Situação Atual dos Negócios da Indústria, com 0,3 ponto; e o Emprego Previsto nos Serviços, com 0,3 ponto. Do lado negativo, o Emprego Previsto da Indústria impactou negativamente em -0,3 ponto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;