Esportes Titulo
Médico já nao garante volta de Ronaldinho ao futebol
Do Diário do Grande ABC
14/04/2000 | 16:02
Compartilhar notícia


O médico responsável pela cirurgia no joelho de Ronaldinho, o francês Gerárd Saillant, afirmou, em entrevista coletiva, que ainda nao se pode garantir que o atacante voltará a jogar. "Ninguém pode dizer com certeza se Ronaldo jogará de novo ou se voltará a ter 100% de sua forma. Mas há argumentos favoráveis para se pensar que entre sete ou oito meses ele estará em campo novamente".

O médico negou com veemência que tenha havido negligência em sua operaçao, ou no pós-operatório, ou que Ronaldo tenha voltado às competiçoes apressadamente. ``Garanto que nao é o caso', afirmou o profissional francês, que alcançou excelentes resultados com outros esportistas de alto nível que também sofreram lesoes graves.

``Com o doutor Volpi, seu fisioterapeuta, seus dirigentes e seus agentes, preparamos um programa de reeducaçao para o ano 2000', disse Saillant. Bastante irritado, ele chamou de ``burrice' a busca de um responsável pela recaída de Ronaldinho, que havia operado o mesmo joelho no último dia 30 de novembro.

``Posso garantir que, no treinamento, Ronaldo esteve 100%', disse Saillant. ``Isso poderia ter acontecido em um mês ou seis', acrescentou, referindo-se à nova lesao, durante a partida entre Inter e Lazio.

Voltando a falar sobre as razoes para a nova lesao do jogador brasileiro, Saillant falou da fraqueza crônica dos tendoes da rótula de Ronaldinho e de sua técnica particular. ``Ronaldo sofre há mais de dois anos de problemas em seu tendao da rótula direita. Há uma espécie de inflamaçao no tendao, que nao é uma fatalidade nem uma doença incurável, mas existe uma fragilidade em seu tendao', explicou o médico, mundialmente famoso.

Para Piero Volpi, médico da Inter, as declaraçoes de Saillant devem ser "interpretadas" dentro do contexto. "Faz parte da prudência de um cirurgiao, de um médico, porque ele sempre foi otimista sobre o retorno de Ronaldo ao campo. A certeza nunca existe, nem mesmo nas operaçoes menos importantes. Mas os sinais de otimismo sao claros para todos", afirmou Volpi.

Por enquanto, a previsao é de que Ronaldinho permaneça internado na clínica La Pitié Sapétriére, em Paris, de 8 a 15 dias e depois reinicie a fisioterapia. Sua recuperaçao pode demorar até oito meses e ele deve voltar a jogar somente em janeiro.

Nesta sexta-feira, porém, Saillant afirmou a empresários de Ronaldinho que rasgaria seu diploma de médico, caso ele nao voltasse a jogar perfeitamente em seis meses.

Segundo o médico, a ruptura dos tendoes foi decorrente da natural fragilidade do tendao do jogador aliada à técnica de Ronaldinho de jogar com velocidade. "Ronaldo sofre de uma fragilidade nos tendoes da rótula. É seu ponto fraco".

Ronaldinho, da Inter de Milao, foi submetido a uma cirurgia durante três horas, na tarde desta quinta-feira. Ele teve ruptura total em dois tendoes patelares que sustentam o joelho direito, em partida contra a Lazio, na última quarta-feira. Em novembro, o atacante já havia sido submetido a uma cirurgia para corrigir a ruptura parcial de outro tendao.

Tranqüilo - O assessor do atacante, Rodrigo Paiva, informou que Ronaldinho dormiu bem na primeira noite após a cirurgia e acordou por volta das 7h, ainda sob o efeito da anestesia. De manha, ele recebeu a visita do pai e do presidente do Inter, Massimo Morati.

Segundo Paiva, em nenhum momento a equipe médica falou sobre o fim da carreira do jogador e os médicos estao otimistas. Paiva disse ainda que Ronaldinho está impressionado com o carinho que vem recebendo de várias partes do mundo.

O atacante está em um quarto particular e pediu à mae que durma com ele todas as noites enquanto estiver no hospital. Trata-se de uma regalia para o jogador, uma vez que o hospital é público.

Comparando seu estado nesta sexta-feira ao de novembro (quando sofreu a primeira cirurgia), Ronaldinho afirmou que sua recuperaçao é melhor agora, segundo informaçoes da BBC.

Sina - Em novembro, Ronaldinho teve um dos tendoes suturado após uma ruptura parcial. Nesta quarta, a lesao se agravou, já que outros dois tendoes romperam-se totalmente. O jogador ficou afastado dos campos durante 143 dias.

Ronaldinho entrou aos 13 minutos do segundo tempo do jogo de ida da final da Copa da Itália, entre a Inter a Lazio (o jogo acabou em 2x1 para o time romano). Ele pegou algumas vezes na bola, arriscou algumas poucas jogadas e chegou a sofrer uma falta violenta do meio-capista português Fernando Couto.

Em uma outra arrancada, Ronaldinho torceu o joelho direito de maneira violenta, o que o fez abandonar a bola e cair ao chao com muitas dores. As imagens da TV mostram o surgimento de uma bola na rótula. O jogador foi instantaneamente substituído e saiu do gramado de maca, chorando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;