Esportes Titulo
Giro do Real Madrid pela Ásia frustra torcedores
Do Diário OnLine
Com AFP
28/07/2003 | 16:58
Compartilhar notícia


O giro asiático do Real Madrid parece roçar a qualificação de suspense quanto às relações públicas: em três dias, as estrelas da equipe geraram controvérsias por causa de suas atitudes.

Os jogadores surpreenderam os dirigentes chineses ao não respeitarem a cerimônia de recepção aos hóspedes, segundo um antigo ritual do país asiático, abandonando de forma prematura um banquete preparado para homenagear os astros do futebol mundial.

"Foi um caos. Tomaram uma bebida rapidamente e foram embora sem tocar na comida", contou um dirigente chinês de Kunming (Sudoeste), presente no banquete. "Todos se surpreenderam, inclusive eu."

Para explicar a atitude da equipe, os dirigentes do Real Madrid disseram que os jogadores têm de respeitar um regime alimentar muito rigoroso.

Apesar da gafe no banquete, as autoridades de Kunming anunciaram que não vão cancelar a cerimônia para nomear os jogadores cidadãos de honra da cidade.

Os torcedores locais também provaram a falta de tato dos jogadores do Real Madrid. Centenas de torcedores, alguns vindos de muito longe, esperaram em vão a chegada dos astros Beckham, Figo, Zidane, Ronaldo e Raúl no primeiro treino previsto para o sábado. A direção do clube explicou que houve um mal-entendido e que não havia um treino programado para aquela manhã.

Na véspera, centenas de torcedores esperaram durante mais de uma hora, sob uma chuva persistente, a chegada dos jogadores ao campo principal do centro de treinamento de Hongta. Mas os astros trabalharam num campo anexo.

Entretanto, nesta segunda-feira de manhã, os jogadores pareceram mais disponíveis. "Comparados com os jogadores chineses, têm um controle de bola e uma velocidade de execução incríveis", comentou finalmente um torcedor entusiasmado.

Os meios de comunicação chineses, que não puderam aproximar-se da nova estrela do Real Madrid, David Beckham, também manifestaram irritação. "Assim não podemos escrever quase nada", disse Henry Yu, um jornalista de Pequim.

O Real Madrid ganhará US$ 9,1 milhões em seu giro pela Ásia, segundo Stephen Attia, dirigente de Asia Sports Development, grupo encarregado da promoção do clube espanhol no continente.

Na semana passada, o secretário geral da Confederação Asiática de Futebol, Peter Velappan, havia qualificado os jogadores madrilenhos de "sanguessugas" e "mercenários", acusando o clube espanhol de pedir três vezes mais do que as outras equipes em seus giros pela Ásia.

A equipe espanhola enfrentará no dia 2 de agosto uma seleção de jogadores chineses, viajando em seguida a Hong Kong, Japão e Tailândia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;