Setecidades Titulo Capacitação
Sto.André leva primeiros socorros para a educação

Formação promovida pela Prefeitura foi direcionada a trabalhadores das redes pública e privada de ensino da cidade

Da Redação
28/08/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Alex Cavanha/PMSA


Profissionais que atuam na rede de ensino de Santo André participaram ontem de curso de primeiros socorros. A capacitação, promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, foi disponibilizada para trabalhadores que atuam em escolas públicas e particulares do município.

A biomédica e diretora de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha, integrou o grupo da formação e falou sobre a importância de implantar os primeiros socorros para a rede educacional. “Fizemos esse universo do cuidado da criança porque sabemos que a qualquer momento podem acontecer intercorrências dentro do ambiente escolar. O cuidado imediato é fundamental para garantirmos o não agravamento das condições de urgência e emergência", explica a profissional.

O curso, que foi ministrado pela enfermeira especialista em urgência e emergência, Marinalva Chiafarelo Santos Ulian, teve duração de cinco horas e foi certificado pela Escola de Ouro Andreense. No sábado, mais uma rodada de formação será promovida para contemplar novo grupo de trabalhadores da rede de ensino.

Durante a capacitação, os profissionais aprenderam aspectos relacionados a acidentes mais comuns nas escolas, técnicas de salvamento, reanimação cardiorrespiratória, e como agir em casos de engasgo, crise convulsiva, desmaio, queimadura e choque elétrico.

De acordo com a Prefeitura de Santo André, independentemente do que ocorra, como quedas, ataques cardíacos, choque elétrico ou paradas respiratórias, a assistência deve ser rápida. “Por isso, ter conhecimentos técnicos sobre o assunto é muito importante. Noções de primeiros socorros podem garantir que uma vida seja salva e este conhecimento não é direcionado apenas para os profissionais da área da saúde”.

ESCOLA DE OURO

A Escola de Ouro Andreense é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Santo André que tem como objetivo qualificar moradores da cidade para o mercado de trabalho. Os cursos são oferecidos de forma gratuita por professores especializados nas áreas de formação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;