Setecidades Titulo Cerco ao crime
Governo de SP instalará câmeras nos carros da Polícia Militar

Serão 3.000 equipamentos que auxiliarão corporação na identificação de criminosos; Região do Grande ABC vai receber ser contemplada

Renan Soares
Especial para o Diário
25/08/2022 | 08:15
Compartilhar notícia
Flickr/Rodrigo Garcia


O Governo de São Paulo anunciou, ontem, que os carros da PM (Polícia Militar) terão câmeras inteligentes para auxiliar no combate ao crime a partir do próximo ano. Serão 3.000 novas câmeras adquiridas por meio de licitação, a ser publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) no começo de setembro. Dez viaturas da corporação serviram de teste para o sistema Detecta Móvel, que será interligado à tecnologia de monitoramento Detecta. O governador, Rodrigo Garcia (PSDB), apresentou o projeto — que terá investimento de R$ 5,4 milhões –, junto aos representantes da corporação.

A contratação será feita por pregão eletrônico. A previsão é de que o sistema esteja em funcionamento no começo do próximo ano em todo o Estado. O Grande ABC, que conta com quatro Batalhões (6°, em São Bernardo, 10°, em Santo André, 24°, em Diadema, e 30°, de Mauá), não possui a tecnologia e receberá unidades para as viaturas. Ainda não há informações de como será feita a distribuição das 3 mil unidades.

“A guerra contra o crime é permanente, temos que todos os dias buscar mecanismos para aperfeiçoar nossos sistemas de inteligência e de esclarecimento de crimes para que a gente possa ter, cada vez mais, uma segurança pública eficaz em São Paulo”, disse Rodrigo Garcia. O custo de cada equipamento será em torno de R$ 1,8 mil (podendo ser reduzido esse valor por conta da concorrência).

As câmeras inteligentes vão identificar carros roubados que estejam em circulação, por meio de leitura rápida de placas, além de auxiliar na identificação de criminosos, por exemplo. Elas serão conectadas à internet com acesso ao banco de dados do Detecta, um dos maiores big datas de informações policiais da América Latina e do mundo. O sistema integra bancos de dados das polícias e imagens de câmeras de diversos órgãos que podem ser acessados por todas as unidades policiais do Estado.

“O Detecta Móvel será mais uma arma tecnológica à disposição da polícia para melhorar a segurança pública de São Paulo. Assim que um crime de roubo ou furto de veículo for notificado, as 3.000 câmeras do detecta móvel poderão flagrar o veículo, os policiais farão a abordagem”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, João Camilo Pires de Campos.

Sistema que receberá as imagens no Detecta Móvel, o Detecta engloba os bancos de dados do RDO (Registro Digital de Ocorrência), IIRGD (Instituto de Identificação), SIOPM - 190 (Sistema Operacional da PM) e Fotocrim (Sistema de Fotos Criminais). A tecnologia ainda agrega dados do Detran, como veículos e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;