Setecidades Titulo Ação policial
Polícia prende ladrões que roubaram joalheria em São Bernardo

Quadrilha foi capturada a partir de informações obtidas sobre o carro usado no último crime, em Taubaté; grupo atuava na Capital e Interior

Renan Soares
Especial para o Diário
11/08/2022 | 09:00
Compartilhar notícia
Divulgação/Polícia Civil


Policiais civis prenderam quatro homens suspeitos de envolvimento em assalto a joalheria em Taubaté, no Interior de São Paulo, ocorrido nesse domingo (7). Segundo os agentes, nos últimos meses, o grupo participou de nove assaltos na Capital e no Interior paulista, um deles no Shopping Metrópole, em São Bernardo. Os assaltantes têm entre 19 e 26 anos. Com eles foram apreendidas armas, relógios, joias, quantias em dinheiro, além de veículos usados nos crimes.

“Começamos a monitorar estes roubos a shopping quando se iniciou, em São Bernardo. Essa quadrilha agia no Interior há um tempo. Após uma operação, ela se desmantelou, e alguns remanescentes montaram uma nova quadrilha e começaram a roubar. O último foi o Central Plaza (1° de agosto), e nesse domingo em Taubaté. A Polícia Civil estava trabalhando de forma unida, fazendo um mapeamento dessa quadrilha”, comentou Fábio Pinheiro Lopes, diretor do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

Os agentes receberam a informação sobre um Fiat/Palio similar ao usado por criminosos durante o assalto no domingo. Após buscas, os policiais localizaram o veículo, cujo motorista não obedeceu ao sinal de parada. Após breve perseguição, dois homens, de 20 e 21 anos, foram abordados. A dupla confessou participação no roubo. Com eles foram localizados um revólver calibre 38, uma bolsa com joias, relógios e alianças, além da quantia de R$ 1.500. Contra um deles havia um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.

Segundo informações da Polícia Civil, a quadrilha despistava as investigações ao trocar os membros que faziam os assaltos para que não houvesse repetição.

O motorista do grupo, que realizava o roubo do veículo e participava da fuga, era sempre o mesmo, o que colaborou com a apuração.

Outros integrantes da quadrilha foram encontrados no bairro de Parelheiros, na Zona Sul da Capital. Um dos suspeitos, de 26 anos, também era procurado pela Justiça e apresentou um documento de identidade falso. Na casa dele foram apreendidos uma pistola calibre 380, com carregador e munição, dois carregadores vazios, joias, relógios e R$ 5 mil, além de um VW/TCross roubado. O homem também confirmou estar envolvido no roubo da joalheria. Um Nissan/March, utilizado no assalto, foi encontrado e apreendido próximo ao local.

Além do suspeito, outros quatro homens estavam no imóvel, mas negaram envolvimento. Um deles, de 19 anos, foi reconhecido pelos investigadores como um dos assaltantes no roubo do último domingo. Os outros três serão investigados.

O roubo em Taubaté foi registrado no 85º DP (Distrito Policial) na última segunda-feira (8), e as investigações prosseguem para localizar outros envolvidos. Os dois no Fiat/Palio e os dois detidos em Parelheiros foram indiciados em flagrante, e tiveram a prisão preventiva solicitada.

RELEMBRE O CASO

Homens armados invadiram, em abril deste ano, o Shopping Metrópole, na área central de São Bernardo, e assaltaram a joalheria A Suíssa. Três criminosos entraram na loja e anunciaram o assalto, levando relógios e joias. O episódio durou menos de uma hora. Após o ocorrido, a quadrilha fugiu em um carro. Ninguém se feriu. Os bandidos saíram correndo pela porta por onde haviam entrado, subiram no veículo estacionado e fugiram. Dezenas de homens e viaturas da PM (Polícia Militar), com apoio do helicóptero Águia, iniciaram patrulhas pela região, mas não localizaram os suspeitos na ocasião. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;