Setecidades Titulo Tecnologia
Sto. André deve firmar parceria com aplicativo

Com exclusividade ao Diário, secretário de Mobilidade explicou que acordo com Waze irá agilizar trânsito na cidade

Renan Soares
Especial para o Diário
05/08/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Santo André deve receber uma novidade para os motoristas nos próximos meses. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana do município, Almir Cicote, o Paço deve firmar um acordo com a Google para fornecer dados a uma de suas aplicações, o Waze. 

Com o possível acordo, o aplicativo de navegação por GPS que agrega informações de usuários e exibe dados de rotas, passará a receber notificações da Prefeitura para auxiliar o caminho dos motoristas. A informação foi revelada com exclusividade durante a Live do Diário, na última quarta-feira (3). 

“A ideia é que o aplicativo consiga ter acesso a nossas informações, e automaticamente o próprio Waze comece a ajudar a nossa equipe a desviar o trânsito. Por exemplo, quando existe uma obra e a via está fechada, obviamente não terá trânsito ali, o Waze entende que aquela via está vazia e começar a jogar todos os veículos para ela. Vamos munir eles de informações para conseguir ajudar todos os motoristas, que vão trafegar por Santo André, a achar uma rota melhor”, disse o secretário. 

As tratativas, que acontecem mais uma vez hoje já estão avançadas, conta Cicote. A expectativa é iniciar as simulações virtuais em até 90 dias. 

O teste será realizado baseando-se no número de veículos nos últimos três meses que já passaram em determinadas vias. O próprio sistema vai colaborar e calcular uma nova rota contornando os locais fechados. Além disso, a intenção do Paço é fornecer informações sobre estabelecimentos, como lanchonetes e comércios em geral.

O prefeito Paulo Serra (PSDB), diz que a iniciativa coloca Santo André em destaque como cidade inteligente “buscando soluções inovadoras. Buscar a formatação de um termo de parceria com uma plataforma como o Waze nos possibilita um diagnóstico mais preciso para planejar ações que melhorarem a mobilidade urbana.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;