Setecidades Titulo Coluna Memória
Diário perde o assinante nº 48. As memórias que ele deixou. Áureo Cruz, o delegado de Ensino. O sítio Canhema de Piraporinha.

E mais: Rio Grande da Serra nascia com pouca iluminação pública, duas linhas de ônibus, sem pavimentação e sem redes de água e esgoto

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/07/2022 | 05:50
Compartilhar notícia


Santo André/São Caetano

2022 - Memória perdeu, semana passada, 14 de julho, um grande colaborador; e o Diário, um antigo assinante, Alexandre Halas, aos 88 anos, nascido em São Paulo, criado em São Caetano e que morava em Santo André, no bairro Campestre. Ele orgulhava-se em dizer que o seu registro de assinante do Diário do Grande ABC levava o número 48.
Há 10 anos, Alexandre Halas ganhou uma semana inteira aqui em ‘Memória’. Em oito capítulos, contou sua história de vida, desde o nascimento em 1º de abril de 1934. No ano seguinte, seus pais, Teodoro Halas e Anna Halas, originários da Hungria, mudaram para São Caetano.

Fotos maravilhosas emolduraram a ‘Semana Alexandre Halas’: a Avenida Goiás em 1936, os Aqualoucos de São Caetano nas lagoas que existiam no fim da Rua São Paulo, as casas sem grade da Vila Paula, meninas de Santo Amaro jogando futebol em São Caetano. Escrevíamos: em 1963, aquele time pode ter participado da primeira exibição de futebol feminino no Grande ABC.

Alexandre Halas tinha especial paixão pelo clube Teuto de São Caetano. E esta foi a sua última contribuição para a Memória, para que fosse feita nova reportagem sobre a entidade.

Ele integrou a turma de 1952 dos contabilistas da Escola Técnica de Comércio de São Caetano. Sua esposa, dona Yolanda de Bartolo, foi madrinha da escola, mãe dos seus três filhos: Marta, Márcia e Marcelo.

Industriário, Halas trabalhou na Laminação Nacional de Metais, Fiação Nice, GMB e Eletrocloro.

Crédito da foto – Orlando Filho/Banco de Dados (29-5-2012)

O MEMORIALISTA. Alexandre Halas em 2012 no Banco de Dados do Diário: histórias e fotos que explicaram a evolução de São Caetano em vários segmentos

São Bernardo
1914 – Em 1914 nascia em São Sebastião da Grama (São Paulo) o professor Áureo Cruz. Radicado em São Bernardo, foi delegado e diretor da Divisão Regional de Ensino do Grande ABC. Faleceu em 1993.

Diadema
1927 – Em 6 de agosto, realizava-se a divisão do Sítio Canhema em cinco quinhões, conforme mapa estilizado feito por “Memória” com base em documentos oficiais da Prefeitura de Diadema.

Icanhema, Canema, Canhema são denominações que se inserem entre os registros históricos mais antigos do bairro Piraporinha e, em consequência, de Diadema.

RIO GRANDE DA SERRA
1970 – O Censo daquele ano registra que a população de Rio Grande da Serra era de 8.423 habitantes. Havia duas linhas de ônibus na cidade, uma até Ribeirão Pires e outra que circulava pelo centro, indo até o bairro da Pedreira.

A rede de iluminação pública era formada por 28 bicos de luz. Não havia sequer um metro de rede de água e esgoto ou via pública pavimentada.

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quinta-feira, 19 de julho de 1972 – ano 15, edição 1897

ESPORTES – Santo André sagra-se campeão de futebol dos III Jogos Regionais da Zona Sul, em Botucatu, ao vencer Mogi das Cruzes, ontem (18-7-1972) POR 2 A 0.

ESPECIAL – Sapateiro artesão está com os dias contados.


REVOLUÇÃO DE 32

Décimo dia: 18 de julho
Em vários setores as forças constitucionalistas realizam consideráveis avanços.
Brilhante ação militar do Exército da Lei, na região do Túnel (*), com abundante presa de guerra.
Uma grande comissão de assistência popular já recolheu 300 contos de reis.
Iniciou-se ontem (18 de julho), com plena eficiência, a mobilização industrial de São Paulo.
Cf. manchete e notícias do “Estadão”, 19-7-1932.

NOTA – A região do Túnel refere-se à Serra da Mantiqueira, onde se registraram grandes batalhas dentro da Revolução de 1932. Ainda há marcas dos embates no lugar.

NO FUTURO GRANDE ABC
De notícia enviada à Imprensa:

Neste grande momento da vida nacional, desde o seu prólogo, São Bernardo (nome então de toda a região) vem se empenhando vivamente em prol da causa abraçada por São Paulo.

O prefeito Armando Setti e o delegado de polícia, Dr. Laranjeira, têm sido incansáveis nos trabalhos de alistamento de voluntários, na transmissão de ordens para que não sejam prejudicados o movimento comercial e o tráfego das estradas de rodagem, no preparo de dois campos de aviação, captação de rádios, transporte de víveres para a Capital e mil e um problemas criados pela situação.

PELAS RUAS DO PAULICÉIA
Da sigla MMDC, o terceiro nome é o de Dráusio Marcos de Souza. Paulistano, estudante, ele tinha apenas 14 anos quando morreu, quatro dias após o embate de 23 de maio de 1932 na Praça da República, em São Paulo. Está sepultado no cemitério da Consolação.

Na data do 90º aniversário da Revolução de 1932, bem faria a Prefeitura de São Bernardo se trocasse várias placas da Rua Dráusio, que se acham deterioradas.

HOJE
Dia Nacional do Futebol. Data celebrada desde 1976 em homenagem ao time mais antigo do País em atividade, o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900.


SANTOS DO DIA
Áurea de Córdoba. Irmã dos santos mártires Adolfo e Juan (João).
Arsênio
Serafim de Sarov


MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Em São Paulo, hoje é o aniversário de Tariúba, que se localiza na região de Araçatuba.

Assaré, no Estado do Ceará, é outra das 29 brasileiras que aniversariam em 19 de julho.

Falecimentos 

Santo André

Maria Sales Pereira, 104. Natural do Estado de Alagoas. Residia no Jardim das Maravilhas, em Santo André. Pensionista. Dia 14. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Maria do Carmo Alves, 95. Natural de Laranjeiras (Sergipe). Residia no bairro Santa Terezinha, em Santo André. Dia 14. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Fulgência Natalina Cattaruzzi, 93. Natural de Santo André. Residia no Centro de Santo André. Dia 15. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

São Bernardo

Alejandra Martinez Carpinteiro, 94. Natural da Espanha. Residia no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Dia 14. Jardim da Colina.

Expedito Gonçalves Prado, 91. Natural de Monteiro (Paraíba). Residia no Parque Terra Nova 2, em São Bernardo. Dia 14. Jardim da Colina.

Maria Ruiz Almeida, 90. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Planalto, em São Bernardo. Dia 14, em Santo André. Jardim da Colina.

São Caetano

Sebastiana Thiago de Souza, 94. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Barcelona, em São Caetano. Dia 13, em São Bernardo. Cemitério Campo das Oliveiras, em Jacareí (São Paulo).

Diadema

Gregório Vieira Barboza, 95. Natural de Januária (Minas Gerais). Residia no Jardim Portinari, em Diadema. Dia 14. Vale da Paz.

Maria Rosa da Costa, 86. Natural de Paulistana (Piauí). Residia no bairro Eldorado. Dia 14. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Waldemir Gomes Sanches, 78. Natural de Alto Alegre (São Paulo). Residia no bairro Independência, em São Bernardo. Dia 12, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Jurema Pereira dos Santos, 69. Natural de Mauá. Residia no Recanto Suíço, em Ribeirão Pires. Dia 10. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;