Setecidades Titulo Coluna Memória
Nesta pracinha, um alô. Aqui trabalhou um homem bom. Partiu cedo, de repente. Mas quantas coisas boas deixou...

Mais que um jornaleiro, José Liberalino Bitu foi um ambientalista. E um aglutinador

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/07/2022 | 05:52
Compartilhar notícia


O ambientalista preservava a vegetação e alimentava os pássaros que voavam em torno da sua banca.

O aglutinador só fazia amigos. A Banca do Bitu vivia repleta de vizinhos, que se revezavam para também alimentar os pássaros, cuidar do jardim que recebeu o nome de um desses companheiros, Divanir Batistioli – que se foi primeiro.

E como um pássaro sagrado, Bitu também voou para o infinito, aos 59 anos, deixando um vazio agora parcialmente preenchido com a obra da Visual Art.

Visitem: apraça da Banca do Bitu fica na Rua Tiradentes, Vila Aurora, logo depois do final da Avenida Prestes Maia, em São Bernardo.

A frase que emoldura o desenho é dignificante, pensada pela irmã do Bitu: “Aqui um ser humano fez história e deixará saudades”. Nada mais verdadeiro.

Crédito : Arquivo Pessoal

Crédito : Projeto Memória

GENTE

1917
Em 16 de julho, Manoel do Santos nasce em Cubatão, distrito de Santos. Livre-pensador. Eleito vereador de Santo André em 9 de novembro de 1947. O quinto mais votado da chapa ‘Os Candidatos de Prestes’, encabeçada pelo marceneiro Armando Mazzo, eleito prefeito. Todos os eleitos pela chapa foram impedidos de assumir.

RIBEIRÃO PIRES

1911
Em 8 de julho era fundado em Ribeirão Pires o Clube Atlético Internacional, que no dia 19 de maio passou a se chamar Ribeirão Pires FC, hoje o segundo mais antigo do Grande ABC, depois do Serrano, de Paranapiacaba. Fonte – Paschoalino Assumpção, em folha datilografada enviada há tempos à Memória.

MAUÁ

1907
Em 1º de maio nascia Victorino Thomaz no recanto do então Pilar chamado Almeida Prado, hoje Jardim Santa Lídia. Accacio Novaes, de São Caetano, tirou o mato do terreno. João Pereira, cunhado de Albertino Branco, foi o segundo a tirar o mato. Victorino Thomaz era filho dos imigrantes italianos Bertolino Thomaz e Antonio Fulaz Thomaz. Victorino e Antonia vieram crianças para o Brasil e, alguns anos depois, casaram-se em Itu antes de mudarem para vieram para Mauá ainda Pilar.

DIADEMA

1972
Em 15 de julho o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos de Borracha – Sindicato dos Borracheiros – inaugurava subsede em Diadema, à Rua Antonio Dias Adorno, 652, Vila Nogueira.

SÃO CAETANO

1952
Em junho, o São Caetano EC obtém o título paulista de basquetebol masculino da Primeira Divisão competindo com o EC São Bernardo, Aramaçan, Rhodia, Penha, Araguaia, Tietê, Floresta, Atlético São Paulo, Nacional (SPR) e Monte Líbano.

O São Caetano conquista, também, o título brasileiro de lance livre: 162 pontos em 200 arremessos. A equipe: Lauro Veronesi, Ovídio Liberato Perrella, Jayme Pereira (Galinho), Antonio Carreo Laneo, Celidônio Garcia, Leonging Kowalesky (Lang), Desiderio Signorelli, José Crivelaro, Walter Pinto e Armando Marconi.

Individualmente, José Crivelaro sagra-se vice-campeão brasileiro: converte 19 pontos em 20 possíveis. Fonte: Uma História de Campeões, livro que celebra os 89 anos do SCEC (1914-2003)

SÃO BERNARDO

1947
Luiz Antonio Angeli, o Gijão Venessia, solicita à Prefeitura alvará para a construção de prédio comercial na Rua Marechal Deodoro, esquina com o Largo da Matriz (Rua Rio Branco).
Nota – O prédio foi construído. Foi o primeiro com três andares na cidade. Sólido, permanece em plena atividade.

SANTO ANDRÉ

1948
Em 18 de julho era instalada a Igreja Evangélica Congregacional de Camilópolis. Em 2002, o pastor Josué Cordeiro narrou aqui em Memória a história da igreja, destacando a família de Juvenal Augusto Soares Feliciano: ele, sua esposa Aurora e filhos.

Os Feliciano chegaram ao bairro em 1944, No mesmo ano inaugurou em sua casa uma escola dominical, onde reunia vizinhos e amigos para o estudo da Bíblia Sagrada.

RIO GRANDE DA SERRA

2022 
Que pena o desaparecimento do Galo dos Ventos. Gostava de contemplá-lo sempre que ia ao Rio Grande. Lembrava-me Promissão da minha infância, pois a minúscula capela de São Sebastião portava também um Galo dos Ventos.

Alexandre Takara

Revolução de 32

NONO DIA: 17 DE JULHO

O Exército da Lei aumenta diariamente pela contribuição voluntária.

Um hidroavião ‘Savoia-Marchetti’, da ditadura, caiu ao mar e perdeu-se, ao largo de Santos.

As forças constitucionalistas entram em contato com as ditatoriais, em vários pontos. Cf. manchete e notícias do Estadão, 18-7-1932.

PELAS RUAS DO PAULICEIA

Da sigla MMDC, o segundo nome é o de Mario Martins de Almeida. Natural de São Manuel, em 1932 Martins estudava no Mackenzie e foi morto, na noite de 23 de maio, aos 31 anos. Hoje é nome de Rua no bairro Pauliceia e em escola de São Bernardo

Hoje

Dia Nacional do Trovador: data escolhida em homenagem ao dia em que nasceu Luiz Otávio, pseudônimo de Gilson de Castro, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores

Municípios brasileiros

Hoje é o aniversário de Anadia (Alagoas), Conceição do Almeida, Itamar e Santaluz(Bahia), Cristalina (Goiás), Fronteira (Minas Gerais), Luiz Alves e Palmira (Santa Catarina) e Ponta Porã (Mato Grosso do Sul).


Santos do Dia

Francisco Solano
Arnolfo de Metz  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;