Setecidades Titulo Educação Ambiental
Emea Parque Tangará é destaque internacional

Escola Municipal de Educação Ambiental de Santo André está entre os 10 melhores projetos do mundo

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
17/07/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 O bairro Valparaíso, em Santo André, esconde tesouros a serem desbravados por estudantes da cidade. Pelo acesso da Rua Anacleto Popote, crianças e jovens iniciam jornada de novos conhecimentos sobre a fauna, a flora e sua preservação na Emea (Escola Municipal de Educação Ambiental) Parque Tangará – Parque Escola. As atividades desenvolvidas pela Prefeitura dentro deste espaço verde de 50 mil m² ganharam projeção internacional. O projeto pedagógico da Emea está entre os dez melhores do mundo, prêmio concedido pela Associação Internacional das Cidades Educadoras.

A experiência andreense é destaque entre 65 iniciativas na área da educação promovidas em sete países. No Brasil, além de Santo André, estão na lista das dez melhores práticas educacionais São Paulo (Capital), e Horizonte, no Ceará. Em território internacional, Rosário, na Argentina, Barcelona, na Espanha, e Lourdes, Portugal, aparecem entre as vencedoras da premiação deste ano, que será entregue em outubro, durante congresso na Coreia do Sul.

Isac Araújo dos Santos, 10 anos, da Escola Municipal Camilo Peduti, no Jardim Utinga, está entre os 45 mil estudantes da rede municipal de Santo André que têm a Emea Parque Tangará disponível nos roteiros de visitações pedagógicas. “Eu nunca tinha vindo aqui. Tem bastante animais. Está sendo uma experiência única. Fiquei olhando um pouquinho os peixes, olhei um pouquinho as aranhas, também. Foi muito legal”, contou.

Entre as atividades que Isac mais gostou está a oficina de papel reciclável, um dos mais de 25 atrativos do Parque Escola do Valparaíso. “Esta é uma imersão em educação ambiental, em experiências que também são desenvolvidas em sala de aula, mas que aqui eles aprendem na prática. O aluno pode fazer tinta de terra, ter o contato com a natureza, fazer a observação de pássaros lá em cima, no deck. São diversas modalidades e temas abordados”, explicou a gerente de projetos educacionais da Secretaria de Educação de Santo André, Silvia Regina Ziantônio Morisco. O roteiro é selecionado pelo professor da rede, de acordo com as temáticas trabalhadas em sala de aula.

A bióloga responsável pela Emea Parque Tangará, Úrsula Passos de Lima Leite, destacou que os animais fazem sucesso com os visitantes. “Tem o bicho-pau, que as crianças gostam bastante. Já para as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), a sala das memórias é o espaço preferido, porque remete à infância deles”, disse. 

Bromeliário, cactário, composteira, horta orgânica e pomar, sala dos invertebrados, sala dos polinizadores, horto medicinal, plantas carnívoras, estufa de mudas, oca indígena e deck de observação estão entre os espaços explorados pelos estudantes. Durante a pandemia do coronavírus, as atividades presenciais foram temporariamente suspensas. Neste período, a Emea criou revista, nas versões digital e impressa, com dicas e conteúdos pedagógicos para apoio aos docentes da rede municipal, que também contam com formações dentro do Parque Tangará. 

A professora da turma de Isac, Licia Moreira Gomes, comentou a importância da atividade para o desenvolvimento dos alunos. “A espontaneidade deles é nítida. Aqui eles podem experimentar sensações de estar nesse ambiente de área verde indescritível. Isso tudo enriquece o aprendizado e eles vão levar para toda a vida”.

Prefeitura oferece atrações à comunidade durante as férias

Durante o período de aulas, os roteiros pedagógicos da Emea (Escola Municipal de Educação ambiental) Parque Tangará – Parque Escola, de Santo André, recebem em média, por semana, 1.200 visitantes, exclusivamente alunos da rede municipal. No recesso escolar, a comunidade pode conhecer parte das atrações educativas. 

Até o fim deste mês, a Prefeitura realizará programação gratuita. Entre os destaques, na sexta-feira, das 13h30 às 16h30, os moradores poderão visitar os roteiros pedagógicos do Parque Tangará. As inscrições devem ser efetuadas previamente pelo telefone 3356-9050. As vagas são limitadas. 

Oficina de pintura em tela integra a programação com turmas amanhã e na próxima segunda-feira, das 8h30 às 10h30. Também na sexta-feira, das 15h às 16h30, oficina gratuita de tintas naturais também é opção para a comunidade. A ação inclui caminhada por trilhas do Parque Escola e a coleta de elementos utilizados para a produção das tintas, entre os quais terra e açafrão. 

A Emea Parque Tangará oferece às segundas e quartas-feiras, das 7h às 9h, aulas do projeto Praticando Saúde, com alongamentos e exercícios físicos. Também às segundas-feiras, das 16h às 17h e das 17h às 18h, são promovidas aulas de yoga. Às quartas-feiras, o espaço sedia turma de tai chi chuan, das 14h às 15h. 

Durante todo o ano, as trilhas da Emea Parque Tangará – Parque Escola estão abertas aos moradores, das 7h às 22h, todos os dias da semana. A entrada é gratuita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;