Economia Titulo Auxílio
Circuito andreense atende microempreendedores

Serviço da Prefeitura disponibiliza consultoria gratuita para quem deseja alavancar negócio

Lorena S Ávila
do Diário do Grande ABC
14/07/2022 | 08:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O Circuito Andreense de Empreendedorismo, que oferece palestras on-line e presencial para microempreendedores, retomou o serviço de atendimento móvel nos principais centros comerciais da cidade. O evento aconteceu ontem na Praça Paróquia Cristo Operário, na Rua Carijós, no bairro Vila Linda, e contou com a presença do prefeito em exercício, Pedrinho Botaro (PSDB).

A iniciativa da Prefeitura de Santo André tem como principal objetivo descentralizar a informação acerca dos processos para alavancar pequenos negócios, levando a consultoria presencialmente até comerciantes que desejam tirar dúvidas. A feira conta com estandes da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da AGG Fiscal, que também são parceiros oficiais do projeto. Para além deles, o Banco do Povo, pioneiro em concessão de microcrédito no Grande ABC, também marcou presença.

“Essa unificação entre o setor acadêmico, os empreendedores e o poder público vai promover a geração de empregos e o futuro que estamos esperando. Hoje é um dia importante para criarmos conexões”, disse Botaro.

Apesar de o circuito ser voltado para o fomento do comércio, munícipes que estão procurando emprego podem aproveitar a oportunidade para conversar com representantes da Escola de Ouro, programa de educação que capacita gratuitamente trabalhadores autônomos por meio de cursos profissionalizantes, ou também podem cadastrar o currículo no CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda), plataforma que auxilia recrutadores de empresas a encontrar trabalhadores.

A oportunidade foi bem aproveitada pela diarista Thaís Perin, 29 anos, que estava passando pelo local quando decidiu conhecer a proposta. “Vim com interesse nas vagas de emprego, mas achei uma possibilidade de mudar de vida, descobrir uma nova profissão e começar um negócio próprio”, conta ela, que pretende cursar confeitaria pela Escola de Ouro.

De acordo com o boletim Mapa das Empresas, divulgado ontem pelo Ministério da Economia, somente no primeiro quadrimestre de 2022, cerca de 1,3 milhão de empresas foram abertas no País. As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) representam 99% do total das firmas brasileiras, sendo responsáveis por 62% dos empregos e por 27% do PIB (Produto Interno Bruto).

Para o secretário de desenvolvimento e geração de emprego, Evandro Banzato, Santo André acompanha o ritmo do País. “Nós estamos atentos a essa tendência do microempreender e estamos aqui para dar toda a qualificação necessária, trazendo esse serviço para mais próximo das pessoas, percorrendo todos os bairros”, explicou.

O atendimento itinerante do circuito recebe cerca de 170 pessoas por evento, beneficiando, até esta edição, pelo menos 557 munícipes. Até às 11h, Osvaldo Filho, consultor do Sebrae, já tinha prestado assessoria para pelo menos três interessados. “A maioria das pessoas não conhece todos os procedimentos que envolvem o MEI e querem saber mais sobre como abrir, como manter sem ficar inadimplente e como fechar”, comentou.

Para divulgar a ação, a Prefeitura faz captação ativa com ampla panfletagem nos bairros que receberão o evento, convidando principalmente donos de estabelecimentos locais. De acordo com o cronograma oficial do Circuito Andreense de Empreendedorismo, a Praça da Cidadania, na Avenida Quatro, Jardim Santo André, será a próxima a sediar a feira.

A Prefeitura de Santo André disponibiliza o site http://bit.ly/Circuito2022 para mais informações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;