A S&P Global reafirmou os ratings soberanos A+ de longo prazo e A-1 de curto prazo da China nesta quarta-feira, mantendo perspectiva estável, com a visão de que a segunda maior economia do mundo crescerá acima da média nos próximos dois ou três anos, mesmo que sofra impactos de curto prazo em função de sua política de "tolerância zero" contra a covid-19.
Em comunicado, a agência de classificação de risco prevê que o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) chinês irá desacelerar para 3,3% este ano, em contraste com a meta oficial de crescimento, de 5,5%.
Para 2023, a S&P projeta uma recuperação, com alta real de 5,4% do PIB da China. Depois disso, a agência acredita que a expansão irá moderar para cerca de 4,8% até 2025.
"Isso traz nossa estimativa de PIB per capita a US$ 13.100 em 2022 e a média ponderada de tendência de crescimento em 10 anos a 5%, que ainda é bem acima da média de seus pares", disse a S&P.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.