Fechar
Publicidade

Domingo, 26 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Santo André obriga uso de máscara em escolas com casos de Covid-19

Claudinei Plaza/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Item passa a ser exigido por sete dias a partir do registro de infecção de alunos ou profissionais; Prefeitura fará distribuição da proteção nos colégios


Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC

25/05/2022 | 00:01


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), anunciou reforço às medidas de prevenção à Covid-19 e outras doenças respiratórias comuns no outono e inverno. A principal atualização nos protocolos de saúde é a utilização obrigatória de máscaras faciais em escolas públicas ou particulares da cidade que registrarem caso de Covid, a partir do surgimento dos primeiros sintomas em alunos ou profissionais da unidade. O uso de máscara, por período de sete dias, também está recomendado para ambientes fechados, especialmente para pessoas que apresentem sintomas gripais.

O reforço dos protocolos, anunciado durante live nas redes sociais do prefeito, foi feito em cenário de aumento dos casos de coronavírus em Santo André. Nas últimas duas semanas, o município registrou alta de 36% de resultados positivos para a Covid-19.
“Ainda assim, temos somente seis pacientes internados nos hospitais do município e, graças a Deus, nenhum óbito. Estamos pedindo o bom senso de todos. Até o fim do inverno, das baixas temperaturas, se for um ambiente fechado, mais apto à propagação de vírus, use máscara. É uma precaução. Proteja sua família, amigos e colegas de trabalho”, destacou Paulo Serra.

O prefeito pediu especial colaboração aos diretores e mantenedores de escolas da cidade, inclusive de música, dança, entre outras instituições de ensino que mantêm alunos e profissionais em ambientes fechados por longo período de tempo. “Se tiver um caso positivado, passe a obrigar o uso de máscara por sete dias. Isso impede o surto e vai evitar que a gente tenha que suspender as aulas, como já aconteceu. Este protocolo é baseado em critérios científicos”, esclareceu.

A contagem do tempo para o uso de máscara a partir do registro dos primeiros sintomas gripais é de sete dias. Sempre que um estudante ou profissional apresentar sintoma como dor de garganta, mal estar, dor no corpo, nova contagem deve ser iniciada.
O uso de máscara facial permanece obrigatório em unidades de saúde e no transporte público. Para outros ambientes fechados, como escritórios ou espaços de trabalho em que haja aglomeração de pessoas, o uso é recomendado, especialmente para pessoas sintomáticas – nestes casos, a recomendação também é de utilização da proteção por sete dias.

MÁSCARAS DISPONÍVEIS
A Prefeitura de Santo André, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município, iniciou ontem a distribuição de máscaras de proteção para alunos e funcionários de escolas públicas da cidade. As primeiras unidades a receber o reforço foram as Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Maria Cecilia Dezan Rocha e Demercindo da Costa Brandão.

As peças foram produzidas pelo programa Costurando com Amor. “Distribuímos nas escolas em que houve registro de síndrome gripal. Mesmo as escolas privadas, se quiserem a distribuição, poderão entrar em contato com o Fundo Social, por meio do site da Prefeitura, e solicitar que levamos as máscaras de pano feitas pelas costureiras do projeto. O Costurando com Amor já protegeu e salvou muita gente”, enfatizou o prefeito Paulo Serra.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;