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GT do Consórcio solicita curso de pedagogia à UFABC

Meta é formar docentes para redes municipais; coordenadora afirma que já faltam profissionais

Aline Melo
Da Redação
25/05/2022 | 00:01
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Divulgação/Consórcio Intermunicipal do Grande ABC


O GT (Grupo de Trabalho) Educação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC apresentou para a UFABC (Universidade Federal do ABC) pedido de criação de curso superior de pedagogia, além de grupos de estudo e pesquisa em áreas relacionadas à educação da infância. O encontro no qual o pleito foi apresentado contou com presença de representantes das sete cidades do Grande ABC e do reitor da instituição, Dácio Matheus.

A coordenadora do GT e secretária de Educação de Diadema, Ana Lúcia Sanches, explicou que no início do ano houve reorganização do GT e da pauta dos municípios, após o período em que o foco das ações do colegiado estavam em questões relacionadas à pandemia. “Fizemos planejamento no início do ano e uma das tensões está relacionada à falta de professores”, afirmou.

Ana Lúcia citou que a região perdeu vagas em instituições que tradicionalmente formavam bons profissionais da educação (como Fundação Santo André e Metodista) e que esse fato, somado ao grande número de aposentadorias de docentes registrada nos últimos anos e um menor número de ingressantes nos cursos de pedagocia e licenciatura formam cenário preocupante para a educação na região. “Nossa demanda foi ter centro que coloque nas concepções prioritárias da UFABC as licenciaturas, especialmente a pedagogia”, destacou.

A coordenadora afirmou que não adianta investir em desenvolvimento econômico, sem investir no desenvolvimento da educação. “Nossa demanda junto ao reitor foi não só a criação do curso de pedagogia, mas também que sejam realizados estudos relacionados à temática da infância”, relatou. “Nossas redes são basicamente de crianças e há urgência de pautarmos temáticas relacionadas à infância”, completou.

Ana Lucia avaliou que o pedido foi bem recebido, mas esclareceu que existe todo processo burocrático e legal que envolve o CEE (Conselho Estadual de Educação), o CNE (Conselho Nacional de Educação), o Prograd (Pró-reitoria de Graduação)da UFABC, entre outros atores, para que a solicitação possa ser atendida. “Precisamos discutir a valorização não só dos professores, mas da educação em si. Atrair jovens para as licenciaturas, para a pedagogia e poder ter profissionais bem formados. Nossa pauta é quantitativa e também qualitativa”, finalizou. 

O reitor da UFABC destacou a importância das ações realizadas de forma articulada entre a instituição e o GT. “Estamos aqui para pensar caminhos, e a parceria com o Consórcio é fundamental para a articulação de políticas públicas na região. A entidade contribui para fortalecer a discussão e o desenvolvimento de projetos que possibilitam maior diálogo entre a universidade e a comunidade local”, afirmou Matheus.

Não há prazos para que a UFABC responda sobre a demanda. As secretarias de Educação da região trabalham em levantamentos sobre o número de professores da rede e projeções de deficits, mas o estudo precisa de dados que só serão conhecidos com a realização do próximo Censo, previsto para este ano. Levantamento preliminar realizado com base em dados do Censo Escolar da Educação Básica em 2021 apontam que as redes municipais contavam naquele ano com 12.065 docentes.

SEMINÁRIO

O GT Educação do Consórciopromove amanhã às 19h, o seminário presencial Desafios Emocionais no Pós-pandemia nas Redes Municipais de Ensino do ABCDMRR. A programação do seminário inclui a apresentação das iniciativas realizadas pelas prefeituras para enfrentar os desafios emocionais no pós-pandemia nas escolas municipais das sete cidades.




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