Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 27 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Festa arrecada fundos para projeto social de São Bernardo

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Evento no dia 29 e vai reunir apresentações artísticas, expositores e praça de alimentação


Aline Melo
Do Diário do Grande ABC

20/05/2022 | 00:01


A insitituição Mboatar (leia-se Mimboatar), que em tupi-guarani significa “fazer caminhar”, promove dia 29 de maio a Festa Livre Mística Aila. O evento, que acontece no Clube do Zodíaco, em Santo André (Rua Capricórnio, 125, Vila Guiomar), visa angariar fundos para a manutenção e a ampliação dos projetos desenvolvidos há cerca de uma década pela instituição.

Formalmente transformada em ONG (Organização Não Governamental) há três anos, o Mboatar oferta aulas de teatro, balé, jazz, circo, capoeira, sagrado feminino, dança cigana e dança do ventre, entre outras atividades, para pessoas a partir dos 2 anos. As aulas ocorrem no espaço cultural Mboé (mimboe, também do tupi-guarani, significa “ensinando”), para alunos pagantes (valor social) e não pagantes, mas a instituição se recupera das perdas de participantes que deixaram as aulas durante a pandemia de Covid-19.

A fundadora e responsável pela ONG, a artista Lou Vieira, 58 anos, explica que atualmente, entre alunos pagantes e não pagantes, são atendidas 50 pessoas. Antes da pandemia, eram mais de 200. A instituição também distribui cestas básicas e itens de higiene em comunidades carentes de todo o Grande ABC, além de manter programa de aulas de costura para mulheres vítimas de violência doméstica, seja ela física, emocional ou patrimonial.

Lou explica que nesse trabalho com as mulheres, o foco não é fazer denúncias, mas, sim, trabalhar o fortalecimento da autoestima e o empoderamento das participantes. “Não adianta a gente ficar batendo na tecla que essa mulher precisa se separar, precisa denunciar, porque se ela não se sentir preparada para isso, ela foge da instituição”, explicou.

A festa vai contar com apresentações musicais de artistas como o grupo de música cigana Guardiões da Noite do Oriente, o grupo de dança Yalla Shabab, a banda de rock Big Bad Wolf, Mboé Cia de Dança, Grupo Aila, oficinas circenses (algumas pagas e outras gratuitas) com a trupe do Milcircolartes, entre muitas outras atividades.

O dinheiro arrecadado também será utilizado para confecção de ao menos dois equipamentos que são conhecidos como parapodium ou cadeirão, estruturas que propiciam a pessoas sem mobilidade a ficar de pé. O objetivo é comprar os materiais para que parceiro da ONG produza os equipamentos, que serão doados para famílias carentes.

Os ingressos da festa custam R$ 15 individual e R$ 20 para casais. Crianças até 12 anos não pagam. Mais informações sobre o evento e ingressos pelo telefone 99372-4086 O Mboé Espaço Cultural fica na Rua Araraquara, 529, Jordanópolis, em São Bernardo.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;