Fechar
Publicidade

Sábado, 13 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Festival Cidade Musical homenageia o samba paulista

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Terceira edição do evento acontecerá em Pirapora do Bom Jesus, município com forte tradição no samba de bumbo


Do Diário do Grande ABC

07/05/2022 | 18:08


Após dois anos de paralisação por conta da pandemia, o Festival Cidade Musical volta à cena levando cultura e formação musical gratuita para a população. Em 2018 e 2019, o evento foi realizado na cidade de Araçariguama. Nesta terceira edição, o Festival está de casa nova: a pequena Pirapora do Bom Jesus, município com forte tradição no samba de bumbo, considerada berço do samba paulista. E para seguir a tradição, o tema central do Festival 2022 será “Samba Paulista – Do caipira às Rodas”.

Com realização da produtora Casa de Conteúdo, o Festival desse ano conta com a direção artística de Michel Vicentini. Mestre em Educação, especialista em neurociências, alfabetização e letramento, Vicentini é arranjador e músico premiado no Festival de Cinema de Roma e autor de livros que tratam da importância da música na educação. Ele destaca que o samba paulista é patrimônio cultural e imaterial brasileiro e Pirapora do Bom Jesus o berço expoente para este importante gênero musical. “Na edição 2022 vamos trabalhar com obras dos grandes compositores do samba de São Paulo. Será um importante instrumento de formação musical, cultural e humana para Pirapora”, afirma.

Mais uma vez, o Festival conta um time de professores de peso. Entre os oficineiros, estão diversos nomes ligados a educação musical no interior paulista, como Adriano Tonon, Sheila Monteiro e Paulo Salmaci, idealizador da Rádio Sucata, que, desde 2014, leva criatividade, cultura e entretenimento através da música, utilizando instrumentos de materiais recicláveis. Na coordenação de canto e coral, a equipe conta a experiente Andreia Vitfer, especialista em performance vocal e preparadora de musicais, entre eles, Os Miseráveis e O Rei Leão.

O Festival Cidade Musical acontece entre os dias 9 e 28 de maio em cinco frentes: musicalização infantil; capacitação musical para docentes; canto e coral, construção de instrumentos e vivências na tradição do samba de bumbo. Participarão das atividades alunos e professores das escolas municipais. Os demais moradores da cidade e da região também poderão se inscrever nas oficinas abertas a toda população.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Vitor Santos, a realização do Festival Cidade Musical vai ajudar a comunidade a se reconectar com suas raízes. Para ele, “levar as histórias e vivências do samba do bumbo para as crianças é uma forma de perpetuar as tradições culturais de Pirapora do Bom Jesus.”

Para a diretora da Casa de Conteúdo, Sylvia Jardim, mais uma vez o evento surge como uma oportunidade de ampliar o repertório cultural e musical da comunidade. “É gratificante poder ampliar as ações do Festival, incorporando cada vez mais as tradições culturais de cada localidade”, afirmou.

O encerramento do Festival Cidade Musical 2022 será realizado no dia 28 de maio, no Ginásio Arena Payol, aberto a toda comunidade da região. O mini-show contará com apresentação dos participantes das oficinas e duas atrações especiais: a sambadeira Otávia de Castro e o pessoal da Rádio Sucata e seus instrumentos pra lá de criativos.

O projeto é viabilizado através de lei de incentivo fiscal, via Proac Edital Expresso Direto, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A realização é da produtora Casa de Conteúdo, em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo e Secretaria de Educação de Pirapora do Bom Jesus. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;