Economia Titulo
Criminalidade preocupa investidores estrangeiros
Do Diário do Grande ABC
18/04/2000 | 16:04
Compartilhar notícia


Os empresários estrangeiros andam apreensivos com o aumento dos índices de criminalidade no Brasil. Além do aspecto social, a questao está sendo analisada também pelo aspecto econômico, pois o aumento dos gastos com segurança tem onerado muitas empresas. Segundo o consultor da área de transportes, Sérgio Cunha, na década de 80 as empresas de transportes investiam em segurança cerca de 3% de seu faturamento bruto. Atualmente, esse gasto subiu para 12%.

Na visao do consultor, as empresas oneraram seus gastos com segurança porque o governo está deixando de fazer investimentos essenciais neste setor. É por essa razao que no final deste mês a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha em parceria com o Núcleo de Estudos Superiores Transdisciplinares, promove o I Simpósio Internacional da Iniciativa Privada para a Prevençao da Criminalidade. Além da Câmara alema, a Câmara Americana de Comércio (Amcham) também vem desenvolvendo açoes no mesmo sentido. O objetivo dos representantes de parcela do empresariado estrangeiro é reunir elementos que sirvam para pressionar o governo brasileiro a adotar medidas eficazes na área da segurança.

O consultor Sérgio Cunha, um dos palestrantes deste simpósio, destaca que uma das maiores apreensoes do empresariado da área de transportes é com relaçao ao roubo de cargas. No Brasil, 60% dos transportes sao realizados através de rodovias. E aliado à falta de segurança, somam-se as condiçoes precárias das estradas. "Com todos esses fatores, muitas empresas de pequeno e médio porte estao saindo do mercado porque nao têm como sobreviver", reitera Cunha.

O 1º Simpósio Internacional de Prevençao da Criminalidade será realizado de 28 a 30 de abril, no Clube Transatlântico, em Sao Paulo. "O aumento da violência vem assustando a sociedade. Diante da necessidade de encontrar formas de prevenir e neutralizar o problema, o simpósio visa a participaçao efetiva da iniciativa privada no combate à criminalidade", comenta Gustavo Korte, que faz parte da comissao organizadora do evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;