Esportes Titulo
Santos bate a Barbarense e avança à semifinal do Paulistão
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
20/03/2004 | 18:48
Compartilhar notícia


O favoritismo do Santos prevaleceu e o alvinegro da Vila Belmiro está nas semifinais do Campeonato Paulista. Neste sábado à tarde, jogando em casa, o Peixe fez 1 a 0 na União Barbarense e passou pelas quartas-de-final sem precisar do fantasma dos pênaltis. O adversário do Santos na próxima etapa sairá do confronto São Paulo x São Caetano, que ocorre neste domingo (16h), no Morumbi.

O placar simples construído na Vila foi pequeno diante da superioridade técnica imposta pelo Santos sobre a União Barbarense. O goleiro Doni fez apenas uma defesa, enquanto Wilson Júnior foi bombardeado durante toda a partida. O atacante Robinho e o meia Diego, destaques pela determinação mostrada em campo, conduziram o Peixe à esperada classificação. O lateral Léo, outro bastião de garra e vontade, marcou o gol da vitória.

"Nós sabíamos das dificuldades da partida, apesar de as pessoas pensarem que seria fácil", afirmou Diego.

O técnico Emerson Leão surpreendeu e escalou o Santos num 4-3-3 autêntico, com Elano na lateral-direita e Basílio apoiando os atacantes Robinho e Robson. Consciente da retranca que o rival Sérgio Faria levaria para a Vila, Leão colocou o alvinegro jogando bem aberto, explorando as laterais. Léo e Robinho, pela esquerda, infernizaram a zaga da Barbarense desde o início. Só o polivalente Elano e o matador Robson renderam abaixo da média no time.

Jogando empurrado por 13,8 mil torcedores, o Santos partiu para cima da Barbarense desde o início. O time do interior só foi arriscar contra o gol de Doni aos 12 minutos, depois que Elano e Alex já haviam criado três boas chances de abrir o placar.

A primeira grande oportunidade santista saiu aos 21 minutos, quando Alex ajeitou de cabeça dentro da pequena área e Robson teve a finalização travada num carrinho corajoso do zagueiro Marcone. Aos 32, Robson tentou novamente, num chute forte que Wilson Júnior teve de espalmar para o meio da área.

Ainda antes do intervalo, o Santos criou outras duas ótimas chances para balançar a rede. Aos 36, o volante Clayton colocou Diego livre dentro da área, mas o camisa 10 bateu forte para fora. Dez minutos mais tarde, já nos descontos, Basílio desceu bem pela direita e cruzou rasteiro dentro da área. Léo chegou adiantado no passe e acabou perdendo a bola com o gol totalmente aberto.

"Temos de chutar de longe e continuar a jogar pelas laterais", recomendou o capitão Renato no intervalo. E o time ouviu a dica do camisa 8.

Logo aos 2 da fase final, numa jogada brigada pela esquerda, o Santos finalmente mexeu no placar. Tudo começou num combate que Robinho deu contra a zaga da Barbarense, recuperando a bola na entrada da área. Cercado, o camisa 7 soltou de calcanhar para Léo, que 'driblou' o colega Robson e bateu com precisão por cima do goleiro.

A Barbarense até que reagiu rápido e criou sua única oportunidade real de gol em toda a partida, aos 5. Após cruzamento na área, o zagueiro Carlinhos subiu livre diante de Alex e cabeceou forte. Doni voou bonito e fez uma segura defesa.

O jogo esfriou consideravelmente no restante da segunda etapa, sem que o Santos tivesse sua supremacia ameaçada pela Barbarense. Leão tentou encontrar opções ofensivas e queimou as três alterações, promovendo Lopes, Marco Aurélio e Luís Augusto, nos lugares de Robson, Elano e Basílio (respectivamente). Os donos da casa mantiveram o domínio e Lopes teve duas boas oportunidades, mas o placar não foi alterado.

Nos descontos, aos 46, Diego teve a chance de coroar a grande atuação desta tarde com um gol, mas não aproveitou. O goleiro Wilson Júnior pegou a bola com a mão num recuo da zaga e o árbitro Élcio Paschoal Borborema apontou tiro livre indireto na entrada da pequena área. O camisa 10 preferiu a força à técnica na cobrança, chutando quase nas arquibancadas da Vila Belmiro.

Classificado à semifinal, o Santos só assiste ao pega de domingo para conhecer seu próximo adversário do Paulistão: São Paulo ou São Caetano. "Qualquer um dos dois adversários será difícil. Na semifinal não dá para escolher oponente", avaliou Renato.

Na quinta-feira (dia 25), pela Copa Libertadores da América, o Santos enfrenta o Guaraní, no Paraguai. O Peixe lidera o Grupo 7, com 10 pontos. O time paraguaio vem na seqüência, com 6 tentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;