Setecidades Titulo
Encontro discute planejamento da Billings
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
08/02/2004 | 21:14
Compartilhar notícia


A segunda rodada do Ciclo de Seminários Represa Billings aconteceu no último sábado, em Ribeirão Pires, e reuniu cerca de 70 participantes, que discutiram soluções para o reservatório que abastece a região. Eles se dividiram em quatro grupos temáticos e propuseram sugestões que serão avaliadas pela Câmara Técnica de Planejamento e Gestão do Subcomitê. A entidade utilizará esse material como base para a composição do Plano de Desenvolvimento e Planejamento Ambiental (PDPA) da Sub-Bacia Billings-Tamanduateí e da Lei Específica da Billings.

Atualmente, dos 80% do esgoto coletado no município de Ribeirão Pires, que segue para a Bacia da Billings, somente 36% passam por tratamento. “Há cinco anos, apenas 5% do esgoto era tratado”, observou a gerente de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ana Maria Marins.

Segundo o secretário da pasta, Luciano Roda, os percentuais só deverão ser alterados quando o Estado finalizar as obras do coletor-tronco, que absorverá a demanda de esgoto do Grande ABC e será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto do ABC, em São Caetano.

“A Sabesp está construindo 47 km de novas redes esgoto no município e interligações ao coletor-tronco. Com isso, praticamente 95% de esgoto local será tratado em 2005”, adiantou. O secretário afirmou ainda que outras ações paralelas vêm sendo implementadas. “Ainda no primeiro semestre deste ano, será ampliado o Programa de Reciclagem de Materiais de Construção (resíduos inertes).” Atualmente, a entrega é feita voluntariamente em três locais na cidade. O material é utilizado para a manutenção do sistema viário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;