Setecidades Titulo
Corpus Christi terá missa e procissões no ABC
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
17/06/2003 | 21:45
Compartilhar notícia


Igrejas do Grande ABC realizam quinta-feira missas e procissões em celebração ao Corpus Christi – em latim o corpo de Cristo. A região também mantém viva a tradição dos tapetes feitos na rua pela comunidade – com serragem colorida, borra de café, areia, casca de ovos e tampas de garrafas. Segundo o cônego da Igreja matriz de Mauá Imaculada Conceição, Belisário Dias de Souza, o Corpus Christi “celebra a instituição da Eucaristia, instituída na quinta-feira santa, quando Cristo se fez presente através do pão, seu corpo, e do vinho, seu sangue”. Na matriz de Mauá, a tradição dos tapetes é realizada há 20 anos e neste ano três mil pessoas são esperadas.

Na Paróquia Imaculada Conceição, de Diadema, a comunidade começará a trabalhar às 3h30 de manhã na confecção dos tapetes em 500 metros de rua e cinco mil pessoas são esperadas na celebração. Em Santo André, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Aparecida, Aparecidinha, também enfeitará quatro ruas em seu entorno com temas de São Francisco; Campanha da Fraternidade; Jesus e a Nossa Senhora da Aparecida.

Respeito – O trabalho da comunidade feito nas ruas é muito respeitado pelos fiéis. Um exemplo é a procissão da Paróquia São José, a matriz de Ribeirão Pires. “Nenhuma pessoa passa sobre os tapetes, somente os sacerdotes com a imagem de Jesus”, disse o coordenador geral dos trabalhos, Luiz Ricardo da Silva Xavier. Ao final, a Prefeitura limpa as ruas.

Neste ano, serão enfeitados 900 metros de ruas com os Mistérios da Luz, a vida pública de Jesus, feitos por 400 pessoas. Segundo o responsável pelos preparativos, Adair Antônio de Souza, a serragem foi doada por serralherias. Borra de café, casca de ovos e tampinhas de garrafa foram juntados pela comunidade. Os desenhos são feitos com moldes de papelão e madeira. A Paróquia São Francisco de São Caetano e a Paróquia de São Sebastião de Rio Grande da Serra também, neste ano, repetirão a tradições dos tapetes.

Sem realização de tapetes, haverá na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André, uma hora santa às 15h e missa seguida de procissão às 16h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;