Política Titulo São Bernardo
Servidores aguardam rodada de negociação com o Paço

Sindicato e administração buscam diálogo para realizar novo debate sobre reajuste

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
30/04/2022 | 08:43
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O Sindserv (Sindicato dos servidores Municipais e Autárquicos) de São Bernardo decidiu na noite de ontem, após assembleia, fazer um dia de paralisação e que deverá ocorrer no dia 13 de maio.

A classe busca diálogo com o Executivo para retomar rodada de negociações sobre o reajuste repassado aos trabalhadores. Conforme a categoria, a correção representou apenas 6%, enquanto a administração entende que houve majoração salarial que partiu dos 10% e chegou aos 23% em alguns casos. A gestão, sob comando de Orlando Morando (PSDB), considera ainda o fato de ter dobrado o valor do vale-alimentação, que passou de R$ 220 para R$ 440.

"Hoje (ontem), cerca de 60 pessoas participaram da assembleia. Decidimos realizar paralisação no dia 13. Queremos que a administração escute nossas demandas", declarou o presidente do sindicato, Dinailton Cerqueira.

A categoria, entretanto, aguarda contato da Secretaria de Administração, que, conforme o sindicato, se disponibilizou a contatar os trabalhadores, a partir da semana que vem, para que realizem reunião e debatam possibilidade de nova rodada.

No início do mês, durante plenária em que os vereadores aprovaram o reajuste, houve manifestação de servidores que acompanhavam a sessão. Minutos depois, o placar da Câmara anunciava que os parlamentares aprovaram a reposição salarial: 25 votos favoráveis e nenhum contrário. Vereador Fran Silva (PSD) faltou à sessão.

No dia da aprovação, o Executivo chegou a alegar que o valor do reajuste foi "o máximo possível dentro da lei". Em meio à pandemia de Covid-19, legislação federal vetava a aplicação de reajuste salarial a servidores em todas as esferas de governo.

A Prefeitura de São Bernardo tem afirmado que mantém diálogo com o sindicato e que ofereceu reajuste salarial de 6% e aumento de 100% no valor do auxílio-alimentação. "O valor representa majoração de 10% a 23% nos rendimentos finais dos servidores ativos. Os valores propostos seguiram as diretrizes constitucionais da Lei de Responsabilidade Fiscal. O acréscimo será repassado integralmente ao funcionalismo já a partir do mês de abril", informa o documento da administração municipal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;