Internacional Titulo
Quatro sao presos na fronteira entre EUA e Canadá
Do Diário do Grande ABC
27/12/1999 | 15:05
Compartilhar notícia


Quatro pessoas, uma delas supostamente ligada a grupos terroristas, foram detidas pela patrulha fronteiriça dos Estados Unidos na fronteira com o Canadá, informou um membro da Polícia Montada do Canadá. Funcionários da patrulha americana, entretanto, se negaram a comentar as detençoes.

Segundo a fonte canadense, três homens e uma mulher foram detidos neste domingo, por volta de 4h da tarde, mas até agora nao se sabe quais sao os nomes dos detidos, nem seu país de origem.

As detençoes foram feitas pelos americanos, depois que a mulher estacionou seu carro em frente a uma loja onde se vendem produtos livres de impostos no lado canadense e se uniu aos homens, cruzando a pé para o outro lado.

O informante, identificado como o sargento Archie Alafriz, da Polícia Montada do Canadá, indicou que aparentemente a patrulha da fronteira estava vigiando os três homens. Depois que a mulher se uniu aos homens, 'a patrulha verificou os dados de um dos homens com o FBI e os três foram detidos``.

Alafriz disse ainda que a Polícía Montada canadense nao encontrou explosivos ou material suspeito no carro. Os homens estavam nos Estados Unidos clandestinamente e tinham ido a Blaime num carro alugado na Pennsilvânia, revelou ainda o sargento.

Essas detençoes sao resultado do cuidado que os americanos estao tendo desde que o governo recebeu denúncias de que cidadaos americanos podem ser alvo de atentados nos últimos dias deste ano.

No último dia 14, um argelino já tinha sido preso ao chegar a Port Angeles, no estado de Washington, procedente do Canadá. O homem, identificado como Ahmed Ressam, tinha explosivos escondidos no carro. A polícia continua a procura de Abdelmajed Dahoumane, que seria cúmplice de Ressam, e foi visto por uma agente de viagens no último dia 17 em Bellingham, no estado de Washington, a 30 quilômetros da fronteira com o Canadá.

Ainda no último dia 19, uma mulher canadense e um homem argelino foram presos quando tentavam cruzar a fronteira para os Estados Unidos. A mulher, Lucía Garófalo, 35 anos, foi ligada a uma rede terrorista que opera na Europa e na Argélia e o homem que estava com ela foi identificado como Bouabide Chamchi, 20 anos.

Os dois foram acusados de conspiraçao para usar documentos falsos e de transportar estrangeiros de maneira ilegal para os Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;