Setecidades Titulo Meio ambiente
Equipe Ambiental de Ribeirão Pires resgata saruê gigante

Exemplar de 4 quilos é um dos maiores já registrados pelo departamento

Da redação
27/04/2022 | 14:37
Compartilhar notícia
Divulgação/PMETRP


Nesta terça-feira, dia 26, a Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento urbano, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, realizou o resgate de um saruê gigante, que pesava cerca de 4 quilos, na região de Ouro Fino. O exemplar é um dos maiores já resgatados pela equipe, uma vez que, em média, essa espécie costuma pesar até 1,5 quilo.

O saruê foi resgatado no interior de uma escola da região. O animal estava saudável e foi rapidamente reintroduzido à natureza.

Mais de 480 exemplares da espécie já foram capturados em cerca de nove meses de atuação da equipe, porém, nenhum deles tinha esse porte. ”Trata-se de um macho que é de uma das espécies mais comuns em nossa região. Mas, esse, especificamente, é o maior que já resgatamos. É muito importante para a nossa fauna, pois se alimenta de vários insetos, como escorpião, carrapato, aranha, entre outros”, afirmou o biólogo da equipe André Pitta.

Para resgates, denúncias ou entregas voluntárias os números do departamento para contato são: 4824-4197 ou 97211-1112, este último também aceita mensagens via WhatsApp.

Saruê - Também conhecido como timbú ou cassaco, a espécie é uma das mais comuns na região. Ele é um animal que acabou se adaptando ao meio urbano buscando alimentos em lixos mal protegidos e moradia em encanamentos, ocos de árvores, caixas de registro de água, interior de caixas d’água, galinheiros ou telhas mal cobertas na cidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;