Esportes Titulo
FHC quer Olimpíada de 2012 no Rio
Do Diário do Grande ABC
24/05/2000 | 16:43
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou, na abertura da 12ª Assembléia Geral da Associaçao dos Comitês Olímpicos Nacionais, que o governo federal vai se empenhar para que o Rio de Janeiro seja sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e da Olimpíada de 2012. "Nao tenho dúvidas: 2012 será a nossa vez", discursou o presidente, depois de garantir que "o governo brasileiro tudo fará para que essas candidaturas sejam vitoriosas."

Fernando Henrique ressaltou que, "com o melhor espírito esportivo", o Rio aceitou a derrota, quando candidatou-se a sede dos Jogos Olímpicos de 2004, que serao em Atenas. E desejou "que o Rio de Janeiro se transforme na capital olímpica do Brasil e da América Latina." A vice-governadora Benedita da Silva afirmou que "o Rio reúne todas as condiçoes para receber a Olimpíada, inclusive na segurança." Benedita e o presidente comentaram em conversa reservada, antes da cerimônia, que a violência é um ponto desfavorável na candidatura carioca, mas disseram estar convencidos de que é possível transmitir uma imagem mais positiva da cidade.

Sobre a violência urbana, Benedita afirmou: "Nao queremos esconder de forma nenhuma o que vemos acontecer no Estado do Rio de Janeiro, mas vemos que esses acontecimentos sao fatos notórios também em outros países e nossa preocupaçao é combater a violência e assegurar que a Olimpíada aconteça." No discurso de abertura, o presidente fez um rápido balanço da participaçao do Brasil em olimpíadas, falou das açoes do governo na área de esporte e disse estar confiante que a seleçao brasileira de futebol trará, pela primeira vez, uma medalha de ouro olímpica.

O presidente afirmou que, entre a Olimpíada de Antuérpia, em 1920, e a de Atlanta, em 1996, o país obteve 54 medalhas. "Nao é muito, comparado com as grandes potências esportivas, e é pouco se pensarmos no nosso potencial", afirmou o presidente. Fernando Henrique comemorou o fato de o Brasil ter "representaçao expressiva" na Olimpíada de Sydney, este ano, com quase 200 atletas inscritos, em 24 modalidades esportivas.

Diante da platéia de dirigentes estrangeiros, o presidente lembrou que, em Atlanta, o Brasil conseguiu três medalhas de ouro, três de prata e nove de bronze.

Entre as açoes do governo federal, o presidente citou o Esporte Solidário, que estimula a prática esportiva entre jovens pobres. Falou também do programa Esporte - Direito de Todos, destinado a portadores de deficiência. Segundo o presidente, mil atletas deficientes físicos participaram ano passado de campeonatos nacionais e internacionais. "O esporte é um instrumento fundamental para cultivar a auto-estima e o sentimento de dignidade, que sao as melhores garantias contra a ameaça das drogas, contra o envolvimento dos jovens no crime e na ilegalidade", discursou.

Fernando Henrique comentou que "o esporte brasileiro tem produzido muitos ídolos e heróis do povo." Antes de discursar, Fernando Henrique recebeu do presidente da Associaçao dos Comitês Olímpicos Nacionais, Mário Vázquez Raña, o Prêmio ao Mérito. Agradeceu a homenagem em quatro línguas: espanhol, francês, inglês e português.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;