Cultura & Lazer Titulo
Escritor canadense morre de câncer aos 56 anos
Do Diário do Grande ABC
03/12/1999 | 15:12
Compartilhar notícia


O escritor canadense, Matt Cohen, morreu quinta-feira, aos 56 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Ele estava em sua casa, na companhia da mulher, Patsy Aldana, e de outros familiares.

No mês passado, Cohen foi agraciado com um dos mais prestigiados prêmios do país, o Governor General's Literary Award, para o qual já havia sido indicado em duas ocasioes anteriores. Desta vez, mereceu o prêmio pelo livro 'Elizabeth and After``. Apesar de estar debilitado pela doença e pela quimioterapia, Cohen viajou de sua casa, em Toronto, para Ottawa, onde recebeu o prêmio e concedeu uma série de entrevistas.

Matt Cohen tornou-se conhecido no Canadá desde a publicaçao de seu primeiro romance, 'Korsoniloff,`` em 1969. A editora Louise Dennys, da Knopf Canada, disse que Cohen esteve envolvido em cerca de 30 obras literárias, incluindo romances, traduçoes de trabalhos franceses, livros infantis, contos e poesias. Seus livros fizeram muito sucesso na França e na Holanda.

Sua herança judaica esteve presente em alguns de seus trabalhos, como 'Emotional Arithmetic,`` de 1990, sobre o encontro de três sobreviventes de um campo nazista na França. 'Você é o que você é. Eu nao decidi ser um escritor judeu. É algo que acontece``, disse Cohen um dia.

O escritor deixa mulher, dois filhos adolescentes e dois enteados mais velhos. O enterro do corpo está marcado para domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;