Setecidades Titulo
Cartórios abrirão sábado para registros de nascimento no ABC
Marcos Palhares
Do Diário do Grande ABC
23/10/2003 | 21:30
Compartilhar notícia


Doze cartórios do Grande ABC vão abrir no sábado, entre 9h e 17h, durante a mobilização nacional para redução do número de crianças sem registro de nascimento. Com a campanha, o governo federal pretende acabar com essa deficiência no Brasil no prazo de quatro anos. Assim, o dia 25 será o Dia Nacional de Mobilização Pelo Registro Civil de Nascimento.

Com base em informações da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, a Arpen-SP (Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais de São Paulo), entidade que organiza a campanha no Estado, estima que, no ano passado, cerca de 40% das crianças nascidas no país não tenham sido registradas. O índice em São Paulo, porém, é bem menor: 2,5%.

Por isso, a Arpen vai estender a mobilização não só para o registro, mas também para a expedição de novas vias de certidão de nascimento para pessoas sem recursos. Além disso, serão recebidas petições de registro de maiores de 12 anos ainda não registrados.

O registro deve ser declarado pelos pais, que precisam levar seus documentos de identidade originais e a via amarela da declaração de nascido vivo, expedida pelo hospital. Mães menores de 16 anos precisam estar acompanhadas de um de seus pais. No Grande ABC, existem três cartórios de registro civil em Santo André, três em São Bernardo, dois em Ribeirão Pires e mais quatro localizados em São Caetano, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;