Internacional Titulo
Bin Laden tinha planos de ataque aos EUA desde 95
Do Diário OnLine
13/09/2001 | 14:16
Compartilhar notícia


A polícia das Filipinas informou nesta quinta-feira que fundamentalistas islâmicos ligados ao dissidente nascido na Arábia Saudita Osama Bin Laden iniciaram planos para usar pilotos suicidas em atentados em 1995 ou antes.

Segundo o chefe da polícia filipina, Avelino Razon, que prendeu, em 1995, o militante paquistanês Abdul Hakim Murad, suspeito em um fracassado plano para matar o papa João Paulo II, ativistas ligados a Bin Laden estabeleceram uma célula terrorista nas Filipinas naquela época. Murad foi extraditado para os Estados Unidos e condenado pelo primeiro atentado ao World Trade Center, em 1993. Ele era um piloto treinado e próximo a Bin Laden, segundo o policial.

”Em 1995, já havíamos descoberto que Bin Laden estava recrutando pilotos para esse tipo de missão", disse Razon, segundo quem, documentos em um computador portátil apreendidos com Murad em seu apartamento continham vários planos para atacar alvos norte-americanos.

Um dos documentos, com o nome de Operação Bojinka, detalhava planos para colocar bombas em 11 aviões comerciais com destino aos Estados Unidos. Outro plano visava a atacar a sede da CIA em Langley, Virgínia, mas sem dizer como seria o ataque.

Bin Laden, que vive no Afeganistão, é acusado de financiar as guerrilhas islâmicas MILF e Abu Sayyaf, nas Filipinas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;