Setecidades Titulo
Santo André faz mutirão de exames ginecológicos
Isis Mastromano Correa
Do Diário do Grande ABC
11/03/2008 | 08:06
Compartilhar notícia


Até 14 de março, Santo André faz um mutirão para realizar exames de câncer de mama e do colo do útero.

Na edição do ano passado da Semana de Prevenção ao Câncer de Mama e Ginecológico foram feitos 34 mil exames ginecológicos, 19% a mais do que em 2006.

Contudo, ao longo de 2007 foram realizados 45 mil exames de apoio diagnóstico e terapêutico à mulheres como coloposcopia, mamografia, ultra-sonografia e desintometria óssea, contra 22,5 mil no ano retrasado.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Santo André, o câncer de mama é o tipo que mais causa mortes entre as mulheres na cidade.

Em 2005, a cada 100 mil moradoras, 22,26% desenvolveram a doença contra 16,39% em 2006. Os dados referentes a 2007 ainda não foram consolidados.

Quando ao câncer de colo do útero, utilizando o mesmo parâmetro, em 2005 1,74% foram atingidas pelo mal contra 2,3% no ano retrasado.

Para participar da Semana de Prevenção ao Câncer de Mama e Ginecológico as mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. A relação completa de endereços pode ser acessada pelo www.santoandre.sp.gov.br



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;