Esportes Titulo Vantagem
São Paulo sai na frente do Palmeiras na final do Paulista

Tricolor é mais incisivo, domina o rival e abre vantagem; gol de honra no fim mantém Alviverde no páreo para duelo da volta, no domingo

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
31/03/2022 | 09:42
Compartilhar notícia
Divulgação/Saopaulofc.net/Rubens Chiri


O São Paulo abriu importante vantagem sobre o Palmeiras na final do Campeonato Paulista. Ontem à noite, o Tricolor fez uma partida praticamente perfeita e venceu o rival por 3 a 1, no Estádio do Morumbi, no duelo de ida – a volta será domingo, às 16h, no Allianz Parque. O Verdão – que ainda não tinha perdido na competição – precisa vencer por dois gols de diferença para levar aos pênaltis ou ter vantagem superior a esta para ficar com o título. Qualquer outro placar dá o bicampeonato ao Tricolor.

O Palmeiras começou melhor a partida e adotou a postura costumeira de sufocar o adversário com e sem a bola. Enquanto o São Paulo ainda parecia se aquecer, o Verdão criou a primeira oportunidade de gol: aos nove minutos, Piquerez – que se apresentava como melhor opção ofensiva – cruzou rasteiro, Raphael Veiga pegou de primeira e mandou perto da trave direita de Jandrei. A resposta são-paulina, aos 11, teve Alisson acertando o travessão de Weverton.

Aos 20, o Palmeiras desperdiçou grande oportunidade de abrir o placar: Raphael Veiga deixou Pablo Maia no chão e bateu cruzado; Dudu tentou desviar de letra, no meio do caminho, acabou errando, mas a bola tinha a direção do gol; no entanto, Jandrei estava esperto e fez a defesa.

Aos poucos, porém, o Palmeiras passou a recuar demais. Até mesmo meias ofensivos e atacante voltavam para recompor a marcação e pouco faziam na frente. Consequentemente, o São Paulo partiu para cima e passou a rondar a área. E antes do intervalo, em lance polêmico, o VAR observou duvidoso toque na mão de Marcos Rocha dentro da área e Douglas Marques das Flores assinalou a penalidade, convertida por Calleri: 1 a 0.

Se esperava que o gol mudasse a postura alviverde para a segunda etapa. Na prática, porém, o Palmeiras seguia apático. E o São Paulo aproveitou. Aos 18 minutos, em lance similar a um dos gols do Tricolor sobre o São Bernardo FC, Rodrigo Nestor rolou para a entrada da área e Pablo Maia acertou uma bomba; a bola ainda desviou no meio do caminho e matou Weverton: 2 a 0.

Abel Ferreira passou a promover mudanças no time, colocando os velocistas Verón e Wesley. Mas o Tricolor queria mais. E conseguiu ampliar. Aos 35, Nikão cobrou escanteio, Igor Gomes desviou e Calleri apareceu livre para mandar às redes: 3 a 0.

Aos 39, porém, um alento de esperança para o lado verde – sobretudo para o segundo encontro: Raphael Veiga cobrou falta, Rony disputou com Calleri no primeiro pau e a bola enganou Jandrei, que nada pôde fazer: 3 a 1. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;