Setecidades Titulo Coluna Memória
Caminhada ao Pilar Velho. O velho bar da estação.
Próxima atração: a II Semana Ribeirão

A Semana Ribeirão Pires 2022 chega ao fim com esta imagem belíssima da antiga Estrada do Pilar rumo à Capela do Pilar Velho. E com os nossos historiadores junto ao bar da estação, preservado graças aos esforços dos memorialistas da cidade...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/03/2022 | 05:52
Compartilhar notícia


Garoava forte na manhã de 11 de março de 2022 quando deixamos a Estação Ferroviária de Ribeirão Pires. Os três historiadores que nos acompanhavam – Ademar, Octavio e Pedro – abrigaram-se junto ao antigo bar no coração da cidade, cuja foto original aparece no “Álbum de São Bernardo”, de João Netto Caldeira, editado em 1937.

O passeio rendeu muito. Em cada parada, novidades da história de Ribeirão Pires, como esse cartão postal lançado pela Opas Postais Publicitários, com apoio da Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires).

O historiador Wanderley dos Santos descobriu que a capela do Pilar data de 1714. É a segunda mais antiga do Grande ABC, se for considerada a capela reconstruída de São Sebastião, padroeiro de Rio Grande da Serra, que seria do século XVII.

EM LIVRO
Wanderley dos Santos escreveu o livro “História de Ribeirão Pires” há quase meio século. Foi publicado, em primeira edição, como apostila, na administração do prefeito Valdírio Prisco, em 1975, e em edição definitiva em 2017, por iniciativa do historiador Marcilio Duarte, autor de pesquisa complementar.

Na capa do livro, Antônio Correa de Lemos, o capitão-mor considerado fundador de Ribeirão Pires; ao fundo, a capela do Pilar.
O livro de Wanderley traz informações sobre as propriedades do mestre de campo Antônio Pires de Ávila, que dá nome a Ribeirão Pires.

E ATENÇÃO...
Depois das emoções da I Semana Ribeirão Pires 2022, Memória prepara a II Semana, a ser iniciada domingo, com uma visita à empresa Dianda, que produzia o papel higiênico Tico-Tico. Quem lembra?

Crédito a foto 1 – Divulgação: Walter Gallo

RELIGIOSIDADE. Caminhada pela Estrada do Pilar em 1962: pela área passa hoje o Rodoanel

Crédito da foto 2 – Projeto Memória

CONSTRUÇÃO. Pedro Manoel Cordeiro, Ademar Bertoldo e Octavio David Filho: subsídios à História de Ribeirão Pires

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sábado, 25 de março de 1972 – Ano 14, edição 1801

MANCHETE – Inglaterra intervém na Irlanda do Norte.

RIBEIRÃO PIRES – O diretor do Fumest (Fundo de Melhoramentos das Estâncias do Estado de São Paulo), professor Fábio Gamba, esteve em visita, ontem (24-3-1972), aos principais locais da cidade. Em pauta: a transformação de Ribeirão Pires em estância hidromineral.

EM 25 DE MARÇO DE...

1902 – Roma, 25 (Agência Havas) – Os pedreiros que estão construindo o monumento sobre o qual será erigida a estátua do rei Vitor Manoel se declararam em greve.

1922 – O Estado construía monumentos ao longo do Caminho do Mar, entre São Bernardo e Baixada Santista, com vistas às festas do centenário da Independência. O presidente do Estado, Washington Luís, acompanhava pessoalmente as obras.

A agência francesa Maison Latine enviava o jornalista E. Danon ao Brasil para elaborar reportagem sobre o centenário da Independência.

Fundado, em Niterói (RJ), o Partido Comunista Brasileiro.

1957 – Criada a Comunidade Econômica Europeia.

1987 – Manchete do Diário: greve dos bancários atinge 80% de adesão em todo o País.

HOJE
Dia da Constituição
Dia Nacional da Comunidade Árabe

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Getulina, Itirapina e Vista Alegre do Alto.

Pelo Brasil: no Maranhão, Afonso Cunha; no Pará, Bagre; em Santa Catarina, Caçador; no Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim; no Ceará, Cariús, Frecheirinha, Paracuru e Porteiras; em Goiás, Goianira; em Pernambuco, Lagoa do Ouro e Verdejante; em Alagoas, Mar Vermelho; no Amazonas, Maraã; no Rio Grande do Sul, Restinga Seca; e no Piauí, São Miguel do Tapuio.

SANTOS DO DIA
Dimas, chamado de “o bom ladrão”. Crucificado ao lado de Cristo. Há, em São Paulo, uma paróquia a ele dedicada. Fica na Vila Nova Conceição.
Irêneo de Sírmium
Anunciação do Anjo à Virgem Maria

Falecimentos 

Waldemar Marcolin
(Leme, SP, 18-9-1930 – São Bernardo, 18-3-2017)

Há cinco anos, Memória noticiava a partida de Waldemar Marcolin, fundador da Pizzaria Joia, em Santo André.

Santo André

Sidinea Merotti Salvini, 92. Natural de Catanduva (São Paulo). Residia na Vila Gilda, em Santo André. Dia 18. Memorial Jardim Santo André.

Maria Aldeides de Freitas, 91. Natural de Jaguaribe (Ceará). Residia no Jardim Sapopemba, em São Paulo, Capital. Pensionista. Dia 21, em Santo André. Cemitério de Vila Formosa, em São Paulo, Capital.

São Bernardo

Hajime Miyai, 96. Natural de Kurushima, Japão. Residia no Jardim do Mar, em São Bernardo. Dia 21, em São Bernardo. Cemitério Congonhas, em São Paulo, Capital.

Antonio Casagrande, 91. Natural de Jaú (São Paulo). Residia no Parque dos Pássaros, em São Bernardo. Dia 21, em São Bernardo. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

São Caetano

Angelita Nogueira de Almeida, 91. Natural de Caruaru (Pernambuco). Residia no bairro Boa Vista, em São Caetano. Dia 21. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Maria Aparecida Ribeiro, 91. Natural de André Cândido (Minas Gerais). Residia no Centro de Diadema. Dia 21, em São Bernardo. Vale da Paz.

Mauá

Maura Silva Rodrigues dos Santos, 57. Natural de São Caetano. Residia na Vila Magini, em Mauá. Dia 17. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Rodolfo Fialho Casarin, 62. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Jardim Alvorada, em Ribeirão Pires. Dia 17. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;