Memória Titulo Coluna
Munyr, o último dos engenheiros. Uma homenagem a Brasilio Prieto. A alegria de ver o primo na Globo

Ele acompanhou e participou da transformação urbanística da cidade de São Bernardo motivada pela indústria automobilística. E tem saudades

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/03/2022 | 00:15
Compartilhar notícia


Escreve Munyr Bunemer, em mensagem a esta página “Memória”:

- De repente me veio à mente uma data inesquecível, dezembro de 1961, quando vim parar em São Bernardo e encontrei o diretor de Obras do Município, o engenheiro Brasilio Prieto.

- Brasilio perguntou o que eu era dos colegas dele no internato do Mackenzie, em São Paulo - ele se referia a Salim Bonemer Filho e William Bonemer.

- Respondi que eram meus primos.

- Brasilio quase chorou de emoção e me convidou a trabalhar com ele na Prefeitura. Ficamos grandes amigos.

- Se tiver que homenagear alguém, colocaria Brasilio em primeiro lugar. E se for citar os amigos ao longo desses mais de 60 anos em São Bernardo, ficaria escrevendo páginas e páginas de agradecimento pela convivência maravilhosa e humana com todos, do simples servidor e das servidoras que me trataram como filhos, dos fiscais de obras, dos colegas.

- Em nome de todos eles, cito o Doutor Brasilio Prieto, eterno amigo e irmão.

NOTA DA MEMÓRIA

E nós citamos Munyr Bunemer, um contador de histórias. São-paulino. Cabeça boa, raciocínio ágil, frasista, bem humorado sempre, que conhece cada passo da evolução física são-bernardense nestas últimas décadas, já que trabalhou com vários prefeitos, a partir de Lauro Gomes.

Munyr é como um gravador: basta ligar que se põe a relatar passagens em suas minúcias.

Diante da sua mensagem, até tentamos uma entrevista formal. O máximo que tiramos dele foi a data e a cidade em que nasceu: 20 de janeiro de 1936, Terra-Roxa, interior de São Paulo. E obtivemos uma única foto, a da sua primeira comunhão.

Já o primo (em segundo grau) de Munyr Bunemer citado no título, trata-se de William Bonner, apresentador do “Jornal Nacional” da Rede Globo de Televisão, filho de William Bunemer, o colega de faculdade de Brasilio Prieto no Mackenzie.


Dorival de Almeida/PMSBC

O SECRETÁRIO. Munyr Bunemer entre o prefeito Tito Costa e o colega secretário João Américo de Andrade Martins em 1981 vistoriando obras em São Bernardo: no destaque, a foto da sua primeira comunhão


Álbum pessoal

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Quarta-feira, 15 de março de 1972 – Ano 14, edição 1792

SANTO ANDRÉ – Sesi inaugura dia 25 (de março de 1972) centro esportivo junto à Parada Prefeito Saladino.

SÃO PAULO – Prefeito Figueiredo Ferraz desapropria áreas para o alargamento da Avenida Paulista.

FUTEBOL – Santos empresta o atacante Djalma Duarte ao Santo André FC.

- Ismal Talib eleito presidente da Liga de São Bernardo.

RÁDIO – Nova Rádio Diário 1530 Khz em nova dimensão. Somente música e informação. Ligue agora... Você vai gostar.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 15 de março de 1992 – ano 33, edição 8020

MANCHETE – General Agenor Homem de Carvalho depõe hoje na Polícia Federal sobre o caso Magri (Rogério Magri, ex-ministro do governo Collor acusado de corrupção).

POLÍCIA – Cooperativa da Rhodia é assaltada no Parque Capuava.

EM 15 DE MARÇO DE...

1782 – Martim Lopes Lobo de Saldanha deixa a direção da Capitania de São Paulo. Perverso, arrogante, mandou enforcar Caetano José da Costa, o Caetaninho, que se envolvera em briga com seu filho, Antonio Lobo, durante festa na Estrada do Mar, em São Bernardo.

1902 – Nova-York, Agência Navas, 15. Recomeça a greve dos operários dos diques desse porto.

1922 - Em Ribeirão Pires, briga entre o oleiro Dario Affonso San Miguel, espanhol de 26 anos, agredido por Olympio “de tal”, seu conhecido, que estava embriagado. Affonso recebeu golpes de enxada que o feriram no rosto, cabeça e braços.

1927 – Falece Júlio Mesquita, diretor do jornal “O Estado de S. Paulo” entre 1891 e 1927.

HOJE

- Dia da Escola
- Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

SANTOS DO DIA

- Luísa de Marillac. Com Vicente de Paulo, fundou a Ordem das Filhas de Caridade, em 1633.
- Longuinho
- Clemente Maria Hofbauer




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;