ouça este conteúdo
|
readme
|
Mais um passo importante foi dado nesta semana para que seja concluído até o fim do ano que vem o projeto do BRT-ABC. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) conheceu detalhes do plano de implantação do corredor destinado a ligar o Grande ABC à Capital por meio de ônibus de alta velocidade. Após a apresentação, feita por engenheiros da Next Mobilidade, empresa detentora da concessão, o chefe do Executivo são-caetanense deve solicitar à Câmara aval para que o traçado passe pela cidade, etapa essencial para o andamento das obras, que foram iniciadas no mês passado, a partir de São Bernardo, pelo governador João Doria e pelo prefeito Orlando Morando, ambos tucanos.
Durante reunião realizada na quarta-feira, Auricchio sinalizou aos presentes a importância da obra ao dizer que o BRT vai contribuir para modernizar o sistema público de transporte do Grande ABC. Ao contar com mais um modal – que até dezembro de 2023, segundo estimativas oficiais, somar-se-á aos ônibus municipais e intermunicipais, às composições da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ao trólebus –, a região passará a ter melhores condições de atender os passageiros com mais conforto, rapidez e segurança. O empenho de São Caetano é, portanto, fundamental para o prosseguimento do projeto, que deve movimentar cerca de R$ 4,6 bilhões em investimentos.
Ao acoplar o BRT ao seu sistema de transporte coletivo, a mobilidade urbana vai apresentar melhora significativa. Quanto mais a região priorizar as opções coletivas de deslocamento, menos carros estarão disputando espaço em ruas e avenidas, deixando-as, assim, menos sujeitas aos congestionamentos que, atualmente, prejudicam sobremaneira o bem-estar dos moradores ou visitantes das sete cidades. O Grande ABC está perto de travar. A única maneira de se evitar o colapso é apostar em projetos como o ora apresentado pela Next Mobilidade ao prefeito José Auricchio Júnior. A região conta com o apoio de São Caetano no enfrentamento do desafio que já desponta no horizonte.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.