Setecidades Titulo Em Rio Grande da Serra
Trabalhadoras das creches cobram
aumento salarial

Categoria profissional teve jornada reduzida em 2020, mas lei foi considerada inconstitucional

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
08/03/2022 | 00:02
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


As ADIs (Atendentes de Desenvolvimento Infantil) que atuam nas creches de Rio Grande da Serra cobram que a Prefeitura aumente em 22% o salário da categoria, que é de cerca de R$ 1.160. A solicitação visa compensar mudança ocorrida este ano, quando as trabalhadoras tiveram que voltar a trabalhar oito horas diárias, como foi determinado no concurso público que participaram.

Em 2020, o ex-prefeito Gabriel Maranhão (Cidadania) enviou para a Câmara Municipal e conseguiu a aprovação de uma lei que reduziu de oito para seis horas a jornada das ADIs da cidade. O município era o único da região onde a categoria tinha uma carga horária de 40 horas semanais. No entanto, o atual prefeito, Claudinho da Geladeira (PSDB), entrou com Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), que foi acatada pelo Órgão Especial do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). 

O despacho reconhece que “a norma é incompatível com a Constituição do Estado de São Paulo (artigo 169) e Lei Complementar 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (artigo 21, II), bem como viola os princípios da moralidade e legalidade”. No acórdão, o Judiciário afirma que “os municípios não têm liberdade total para legislar sobre a remuneração de seus servidores, devendo sempre estar em consonância com os princípios constitucionais”. 

De acordo com a Justiça, para se haver a redução da jornada de trabalho, é indispensável a diminuição proporcional da remuneração. A categoria, que em outubro de 2021 começou a trabalhar no horário reduzido, teve que retornar à jornada de 40 horas semanais no último dia 3 de março. 

Na semana passada, durante dois dias, algumas trabalhadoras estiveram na porta da Prefeitura para tentar dialogar com o chefe do Executivo, em ato apoiado pelo Sindicato dos Servidores Públicos da cidade. “A gente quer a redução da jornada com a manutenção do salário. Até mesmo porque, já ganhamos quase um salário mínimo, não podemos ganhar menos. Ou então que aumentem nossos rendimentos”, argumentou a integrante da comissão das ADIs, Elizangela Patrícia de Oliveira. “A gente está tentando conversar com o sindicato, com advogados, para termos uma solução”, completou.

Em nota, a Prefeitura de Rio Grande informou que, como a administração deve cumprir a sentença judicial, o Sindicato dos Funcionários Públicos de Rio Grande da Serra tentou negociar o cumprimento da sentença trocando pelo aumento salarial. “Neste momento, o aumento de salário das atendentes de desenvolvimento infantil burlaria a decisão judicial”, alegou a gestão. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;