Palavra do Leitor Titulo Artigo
Unidade por empoderamento
Do Diário do Grande ABC
07/03/2022 | 00:03
Compartilhar notícia


O mês de março tem uma das datas mais importantes do calendário: o Dia Internacional da Mulher – grande oportunidade para destacar as justas reivindicações de direitos ainda a serem conquistados. Uma das conquistas mais importantes do século passado foi o voto feminino, reconhecido em 1932. O voto da mulher, no entanto, era facultativo. Tornou-se obrigatório, sendo equiparado ao dos homens, em 1965. Foi também em março de 1934 que, pela primeira vez, se fez ouvir, na Câmara dos Deputados, uma voz feminina: Carlota Pereira de Queiróz, médica paulista e primeira deputada federal, eleita pelo voto popular.

Sobre a representatividade, segundo o portal da Câmara dos Deputados, as mulheres ocupam apenas 15% das cadeiras. No Senado, o percentual é de 12%. Em outro âmbito, 900 municípios não tiveram sequer uma vereadora eleita nas eleições de 2020. A representatividade das mulheres na política brasileira ainda é muito baixa. Em julho do ano passado, o Brasil ocupava a 140ª posição no que tange à participação política feminina, em ranking que contempla 192 países pesquisados pela União Interparlamentar. Não creio que sistema de cotas resolva o problema. Defendo a equidade e campanha permanente de conscientização sobre a importância do voto em mulheres e em candidatos que defendem seus direitos.

Com representação feminina mais expressiva, teremos ainda mais força para continuar lutando pela erradicação dos assédios, violência e discriminação, entre outros crimes cometidos contra as mulheres em todas as classes econômicas e sociais. Este ano, teremos grande oportunidade para escolher candidatas e candidatos que se alinham a essas justas causas. No comércio, na prática, tenho estimulado a participação e eleição das mulheres em todas as instâncias. Na Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo), que representa a maior categoria de trabalhadores urbanos do País, implantamos o Conselho da Mulher, coordenado pela atuante Rosana Alarcon.

Dos 71 sindicatos filiados à federação, 12 são presididos por mulheres, participação que precisa ser ampliada, visto que são maioria no comércio. A cada ano, um maior número de instituições tem ampliado o espaço para o empoderamento das mulheres. Neste 2022, a ONU (Organização das Nações Unidas) ampliou o alcance do tema para o Dia Internacional da Mulher. A entidade reconhece a contribuição feminina em todo o mundo e suas lideranças na adaptação às mudanças climáticas, mitigação e respostas para construir futuro mais sustentável para todas as pessoas e para o planeta.

Luiz Carlos Motta é deputado federal pelo PL de São Paulo e presidente da Fecomerciários e da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio).

 ------

Palavra do leitor

Bom Prato

Essa área na Vila Luzita necessitava muito do Bom Prato (Santo André abre em agosto segunda unidade do restaurante Bom Prato). Parabéns!

Billy Marss

do Instagram

Em busca do lar – 1

Força a essas famílias (Cerca de 200 famílias ocupam terreno abandonado no Jardim Estrela, em Mauá)! Que a luta não seja em vão! Nosso País é lamentável na garantia de direitos básicos, como moradia, ao seu povo trabalhador. Imóvel abandonado é inconstitucional, pois todo imóvel deve cumprir sua função social!

Nilson Ricardo

do Facebook

Em busca do lar – 2

O que tem que se perguntar é o seguinte: o terreno em questão exercia sua função social? Se a resposta for não, a ocupação não é crime. Pouco se ensina à população sobre nossa legislação. Se você concorda ou não é outro ponto de discussão. Mas vivemos sobre certos regimentos que devem ser respeitados. Pesquisem um pouco sobre função social da propriedade e verão o motivo da legalidade do caso. Desejo às famílias sucesso, um lar e vida digna.

Raony Martins

do Facebook

Mamãe Falei

Esse grupo de parlamentares, surgido com a rápida ascensão do MBL (Movimento Brasil Livre), não decepciona os que já acompanham a política há mais tempo (Política, ontem). Se apresenta como o ‘novo’, mas não passa de engodo, que, infelizmente, possui diversos adeptos. Em Santo André, Artur do Val obteve expressiva votação, que acabou alavancando a eleição de seu parceiro Márcio Colombo. Alias, o vereador, que sempre se manifesta, faz barulho e é muito ativo nas redes sociais, anda meio sumido e ainda não se posicionou sobre as falas de seu padrinho político. Agora é a hora, Márcio Colombo. Exponha sua opinião, se posicione, seja corajoso, mostre a que veio. Que a população aprenda com os erros, e nunca mais vote nesses ‘moleques’, que não respeitam ninguém, nem mesmo mulheres em situação de vulnerabilidade que estão em fila de refugiados de guerra tentando se salvar.

Fábio Durante

Santo André

Retrocesso

Interessante a reportagem sobre o retrocesso no aprendizado em matemática e português pelos estudantes da região (Setecidades, dia 3). Acredito que a maior culpa é sem dúvida a pandemia. Mas, também, para mim, os grandes responsáveis por esse cenário são os governantes, que demoraram uma eternidade para prover as crianças de equipamentos necessários para o ensino remoto. Além, claro, das péssimas condições oferecidas aos professores, que deveriam ter recebido a atenção necessária para desempenhar bem o seu papel de preparar esses jovens, o que eles já fazem com maestria mesmo com poucos recursos. Como sempre, faltou planejamento, e agora quem paga essa conta são nossos jovens, que devem correr atrás do prejuízo para não terem seu futuro ainda mais comprometido.

Murilo Sontaro

São Bernardo

A última

Ricardo Lewandowski, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), anulou a última acusação que existia contra Lulão (Política, dia 3). Esta dizia sobre supostas irregularidades na compra de caças suecos para a Aeronáutica no governo de Dilma Rousseff. É mais um golpe na já fracassada tentativa do ex-juiz Sergio Moro de concorrer à Presidência, já que ele era juiz na Lava Jato, operação que agiu de forma irregular nesse e em outros casos. A máscara caiu. E, aqui para nós, não fazia o menor sentido Moro presidente do Brasil! Seria ‘outro Bolsonaro’, pessoa totalmente despreparada para a função de dirigir o maior País da América do Sul. Aos defensores do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, procurem outro candidato.

Ulisses Noronha
São Caetano

Refinaria

O caro leitor bolsonarista sabia que Bolsonaro vendeu refinaria da Petrobras, a UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), à Rússia quando foi lá? Isso foi informado pelo Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros do Estado de São Paulo) e o comprador é o grupo russo Acron. Uma das consequências da venda dessa unidade, que fica em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, será o encarecimento dos fertilizantes no mercado nacional, que vai atingir diretamente a produção agroindustrial do Brasil, os pequenos agricultores e nós, os consumidores. Assim, devemos nos preparar para aumentos ainda maiores nos preços dos alimentos. Mas acho que devemos continuar a fazer arminha com a mão. Deve resolver.

Bernardo Luís Neto

Ribeirão Pires

Capacitação

Excelente a iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC pela criação do curso O Papel do Vereador e o Desafio das Câmaras Municipais, com o objetivo de capacitar os vereadores e assessores para bem desempenharem as suas funções, conhecendo seus limites e forma de atuação (Política, dia 5). Além de levar mais informações sobre a função do vereador à população, o curso também é aberto a populares. Em minha opinião, o curso deveria ser frequentado não só pelos novos vereadores, mas também por aqueles de vários mandatos, pois seria oportunidade de se reciclarem e para refletir sobre a sua atuação. O prefeito Paulo Serra pode contribuir muito com a participação popular e o controle social, criando o curso da formação de conselheiros municipais de saúde, nos mesmos moldes do curso para vereadores, podendo ser inclusive na forma de educação a distância.

Roberto Canavezzi

São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;