“Nas empresas privadas chamam isso de reengenharia, mas nós preferimos chamar de redesenho”, disse a secretária de administração de Mauá, Vilma Maria dos Santos. Ela afirmou que a compra de um novo sistema de informação da prefeitura tem objetivo de agilizar o acesso a documentos e desburocratizar processos cuja liberação dependem do município. Mas não soube definir com precisão quanto tempo o cidadão gasta hoje à espera de informações da prefeitura. “Na recepção da prefeitura, o tempo médio de atendimento é de 15 minutos, mas depois de deixar o requerimento o cidadão tem de esperar até 30 dias para receber o documento. Com a reforma, queremos entregar o documento na hora”, disse. De acordo com Vilma Maria, o controle da eficácia da administração também será mais efetivo com a nova informatização. “Com o redesenho, vamos medir o tempo gasto entre a solicitação da informação e o atendimento aos munícipes.”
Informações – A oposição promete pedir informações mais detalhadas sobre o novo investimento e alega que o atual sistema de informática ainda é novo. “Ela vai ter de explicar para o Legislativo o que ela já gastou. Foi ela que informatizou todo o Executivo. Eu com toda a sinceridade não estou sabendo deste contrato, mas já vou ficar atento. O poder público está gastando o dinheiro apenas para informatizar o mesmo poder público. Estão fazendo a festa”, disse o vereador Manoel Lopes (PFL).
As despesas de R$ 660 mil no primeiro ano de contrato prevêem treinamento dos funcionários da prefeitura, migração do atual para o novo sistema de programas de computador e a manutenção do sistema, de acordo com Vilma Maria. Ela também afirmou que não haverá necessidade de troca dos terminais atualmente instalados e nem contratação de novos funcionários para administrar o sistema.
Internamente, o novo sistema deverá integrar todos os departamentos da prefeitura, da contabilidade à gestão do Orçamento, além de passar por setores como o de controle da dívida ativa e do mobiliário. Na parte externa, serão abertos mais dois pontos de atendimento em bairros. Há ainda a expectativa de disponibilizar os serviços pela internet.
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