Política Titulo Aproximação
Regina Maura põe FUABC à disposição do governo estadual

Presidente da instituição do Grande ABC esteve em reunião com o secretário de Saúde de S.Paulo, Jean Gorinchteyn, ontem à tarde

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
09/02/2022 | 07:55
Compartilhar notícia
Divulgação


Presidente da FUABC (Fundação do ABC), Regina Maura Zetone participou ontem de reunião com o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, para colocar a organização de saúde da região à disposição do Palácio dos Bandeirantes, principalmente durante alta de casos de Covid-19.

O encontro serviu para que os laços entre a Fundação e o governo do Estado se estreitem, a fim de estabelecer parcerias, especialmente na gestão de equipamentos de saúde que atendem à população do Grande ABC e outras regiões do Estado.

"Nós vamos estreitar os laços com a Secretaria de Saúde do Estado, que tem a Fundação do ABC como grande parceira para a gestão de equipamentos de saúde fundamentais para a população das sete cidades e de diversas regiões do Estado. Temos contratos importantes, e essa maior aproximação é fundamental", avaliou Regina Maura, após a reunião.

A parceria entre Fundação do ABC e governo do Estado teve início há cerca de 20 anos, quando a instituição assumiu a gestão do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Desde então, diversas unidades de saúde estaduais passaram a ser administradas pela Fundação do ABC. Hoje, além do Mário Covas, são seis AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) localizados em Santo André, Mauá, Praia Grande, Santos, Sorocaba e Itapevi. Outros contratos vigentes são a Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá, o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário e o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista.

Já na Capital, uma das parcerias mais recentes está instalada na Santa Cecília. Trata-se do Hospital Estadual Metropolitano, inaugurado em abril de 2021, durante a pandemia, com foco no atendimento especializado a pacientes com Covid-19.

A reunião entre Regina e Gorinchteyn vai ao encontro com o que pediram os três prefeitos mantenedores da FUABC no início do mês. Paulo Serra (PSDB), chefe do Executivo de Santo André, Orlando Morando (PSDB), prefeito de São Bernardo, e José Auricchio Júnior (PSDB), mandatário de São Caetano, se encontraram com a presidente da FUABC e solicitaram mais agilidade na disponibilização de vagas no Hospital Mário Covas para casos de alta complexidade que não podem ser cuidados na rede municipal. Os pacientes são encaminhados por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde).

POSSE

Indicada no dia 12 de janeiro para comandar a FUABC no biênio 2022-2023, Regina Maura tomará posse oficialmente amanhã, em evento que ocorrerá no campus da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), na Avenida Lauro Gomes, em Santo André, às 19h 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;