Editorial Titulo Editorial
Obras e sentimentos
Do Diário do Grande ABC
31/01/2022 | 08:46
Compartilhar notícia


Trinta anos depois que os moradores do Centreville e do Parque Gerassi, em Santo André, ouviram pela primeira vez que havia planos de canalizar o córrego que passa pelos bairros, para reduzir as enchentes, e de construir ampla e moderna avenida às suas margens, com o propósito de melhorar o fluxo de veículos, o prefeito Paulo Serra (PSDB) inaugurou o Complexo Cassaquera. A solenidade, ontem de manhã, enterrou a dúvida de muita gente sobre a viabilidade do empreendimento, que custou R$ 45 milhões, financiados pelo banco CAF (Corporação Andina de Fomento).

A obra física compreende a canalização de 1,7 quilômetro do córrego Cassaquera e a construção de duas pistas marginais, uma em cada sentido, com três faixas de rolamento. Mas o investimento vai muito além. Trata-se, como revelou o prefeito, apenas do pontapé inicial. O projeto se expande, permitindo solucionar problemas urbanos, como a falta de locais para lazer. O entorno, por exemplo, já ganhou playground para crianças e academia ao ar livre para adultos.

Essa é exatamente a importância da urbanização, como mostra a história. O asfalto sempre provoca revolução social. Sua chegada impacta diretamente a qualidade de vida dos cidadãos, melhorando-a. Com as obras do Complexo Cassaquera 35 mil pessoas passarão a viver menos preocupadas com a possibilidade de terem suas residências invadidas a cada chuva mais forte. E, com a nova Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, outras 10 mil terão facilitadas a ida e a volta seja ao trabalho, aos estudos ou ao lazer.

Infelizmente, intervenções desta magnitudelevam tempo e custam muito dinheiro. Por isso a saúde do erário se torna essencial. É ela que permite ao município ter capacidade de endividamento, necessária à captação de financiamentos. Ainda há bastante a ser feito em Santo André. No discurso de inauguração do Complexo Cassaquera, Paulo Serra definiu bem o que significa a entrega de projetos há tanto tempo aguardados pela população. Bem mais do que toneladas de concreto, as obras representam sentimentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;