Memória Titulo Memória
Arte brasileira. Seleção são-bernardense. Edição histórica italiana

Em 1982, Nápoles e São Bernardo se irmanaram e produziram uma publicação que focaliza a pintura néo-primitiva do Brasil, incluindo nomes que nasceram ou fizeram história no Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/01/2022 | 04:48
Compartilhar notícia


O álbum Mito e Magia Del Colore, edição nº 11, teve a seleção crítica de João Delijaicov Filho, Gianni Gelleni e Luís Massa.

O primeiro, apelido João dos Quadros, fez e faz história em São Bernardo, criador que foi do Núcleo Henfil e da Pinacoteca Municipal.

O padre italiano Luís Massa foi pároco da Vila Marlene, no km 18 da Via Anchieta, e na sequência vereador em São Bernardo – laço principal daquele intercâmbio internacional.

Gelleni era o representante dos editores napolitanos responsáveis pelo álbum.

O álbum, em italiano, reproduz as obras selecionadas, com breves legendas, notas sobre os autores e lista dos principais trabalhos de cada um.

No expediente, nomes de autoridades locais que deram força ao projeto: prefeito Tito Costa, vereadores Aron Galante e Lenildo Magdalena e secretário de Educação e Cultura de São Bernardo, Fernando Leça.

São nomes que acreditaram na força cultural e encontraram formas de, no expediente público, valorizar a arte como um todo – exemplo a ser seguido, 40 anos depois.
 

Diário há meio século

Domingo, 30 de janeiro de 1972 – Ano 14, edição 1754

Manchete – Manifestações causam choques e violência em Montevidéu
Popular – Realizou-se anteontem (28 de janeiro de 1972), na sede social do Primeiro de Maio FC, durante um jantar, a entrega dos prêmios aos vencedores do VI Campeonato Popular de Futebol de Salão, uma promoção conjunta do Diário, Casa Esporte, A Esportiva e Primeiro de Maio.
Os 24 clubes participantes receberam diplomas.
Norivaldo (Palestra de São Bernardo), o goleiro menos vazado.
Ticão (Inox), artilheiro máximo.
Inox, equipe mais disciplinada.
GE, quarta colocada.
Palestra, terceira.
Inox, vice-campeã.
Vila Alice, campeã.
 

Em 30 de janeiro de...

1842 – Barão de Monte Alegre, Costa Carvalho, assume o cargo de presidente da Província de São Paulo.
1902 – Antonio Braga nasce em São João da Boa Vista. Farmacêutico, vereador e presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).
n Chicago, 27 (Ag. Havas) – Em grande meeting aqui celebrado, 200 mil poloneses protestaram contra as crueldades cometidas pelas autoridades alemãs na Polônia Prussiana.
1917 – Companhia Industrial de Ribeirão Pires participa de concorrência pública para o serviço de calçamento a paralelepípedos da Rua Sergipe, entre as Ruas da Consolação e Itambé, em São Paulo.
1922 – O lavrador João da Cruz, de São Bernardo, 20 anos, foi agredido por um empregado que lhe vibrou um golpe de navalha no braço esquerdo.
n Automóveis da moda: Studebaker, Austin, Dodge Brothers, Hupmobile, Roamer, Moon e o Double Phaeton da Ford.
1957 – José Benedito de Castro, presidente, deu posse aos demais componentes da mesa da Câmara Municipal de Santo André, que dirigirá os trabalhos legislativos durante o ano de 1957: Ario de Barros Rangel, vice-presidente; Hardy Monteiro de Carvalho, Antonio Ferreira dos Santos e Romão Pietro, secretários.
1972 – Inaugurado, em Praia Grande (São Paulo), o Grupo Escolar Ângela Alibrandi Massei, em homenagem à mãe do prefeito Oswaldo Massei, de São Caetano.
1977 – Jogo internacional no Estádio Bruno Daniel: Santo André e Seleção da Bulgária empatam em 0 a 0.
Tulica, ídolo do Ramalhão, é emprestado ao São Bento, de Sorocaba.
Instalada a Sociedade Amigos de Vila Guaraciaba, em Santo André. Pérsio Gaeta é o primeiro presidente.

Hoje

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
Dia da Saudade

Santos do Dia

Martinha, uma das padroeiras de Roma
Jacinta de Marescotti n Savina n Barsimeu




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;