Setecidades Titulo Coluna Memória
SOS Carlos Gomes. O novo teatro. Na tela, O Cangaceiro.

Em sua edição de 29 de janeiro de 1953 – e lá se vão exatos 69 anos – “Arte Revista” simbolizava na atriz Nina Neri um novo momento do teatro em Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/01/2022 | 05:36
Compartilhar notícia


“No Cine Carlos Gomes, pelo que ouvi falar, tinha dois lugares específicos: em uma fileira, lugar com duas poltronas juntas; uma terceira poltrona ficava atrás da coluna”.
Cf. João Fernando Musa, leitor de todos os dias desta página “Memória”.


Notícias teatrais – Informava “Arte Revista” (ano I, nº 16, janeiro de 1953):

No primeiro número desta revista publicamos uma notícia de que seria fundado em Santo André um grupo de arte teatral, com o objetivo de elevar cada vez mais o índice cultural de nossa gente.

Agora é com satisfação que anunciamos que a referida associação tornar-se-á uma realidade.

A comissão organizadora encontrou apoio no nosso digníssimo prefeito, Fioravante Zampol, que autorizou o uso do teatro da Escola Júlio de Mesquita, nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro.

Será levada à cena a comédia atômica de Paulo de Magalhães, “Chica Boa”.

A renda dos quatro espetáculos se destinará à estruturação e registro da novel sociedade.
Filhos que somos desta terra, desejando vê-la sempre bela e culta, lançamos daqui um apelo a todos os santo-andreenses para que apoiem com sua presença os referidos espetáculos, pois com esse grupo de arte organizado o teatro será uma realidade em Santo André.


CHICA BOA. Nasce uma estrela, a jovem e bela Nina Neri, andreense que interpretava a velha e rabugenta Dona Engracia no teatro andreense que se ensaiava há quase 70 anos


CARLOS GOMES. Na programação, as atrações de 1953, com filme da Vera Cruz, festa de formatura do Curso São José e espetáculo em benefício da Matriz: vibrava a cidade...

Crédito das fotos 1, 2 e 3 – Acervo: Carlos Manias Neto (em memória)

Setenta anos de rádio
Texto: Milton Parron

No Projeto Memória que irá ao ar neste final de semana, selecionamos trechos de programas de enorme audiência, que foram levados ao ar nos últimos 70 anos por diversas estações de rádio, notadamente do Rio e de São Paulo.
Entre as preciosidades que serão apresentadas, dois programas de humor que foram concorrentes com índices de popularidade jamais batidos, a “PRK-30” com Lauro Borges e Castro Barbosa, de 1952 na Tupi, e o “Balança Mas Não Cai”, também de 1952, com o enorme elenco de comediantes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

A “PRK-30” também esteve na Nacional, na Mayrink Veiga, Tupi e Nacional de São Paulo.

Além dos dois programas citados, também estarão em destaque o “Incrível! Fantástico! Extraordinário!”, que era produzido e apresentado por Henrique Foréis, o Almirante, e o escolhido foi irradiado em dezembro de 1947 pela Tupi carioca.
Fechando o Memória, mais dois programas maravilhosos, um deles da Bandeirantes, chamado na “Beira da Tuia”, com a dupla Tonico e Tinoco, levado ao ar em dezembro de 1978 e “Nelson Gonçalves Canta”, programa da Nacional carioca de 1957.

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sábado, 29 de janeiro de 1972 – Ano 14, edição 1753

MANCHETE – O ministro Alfredo Buzaid, da Justiça, em Caracas: “Brasil não quer hegemonia na América Latina”.

SÃO CAETANO – Curso de orientação de prática industrial diploma 120 técnicos em áreas como leitura e interpretação de desenho, tecnologia mecânica e taquigrafia e datilografia.

DIADEMA – Com a saída de Serafim Vicente, o Diário buscava um substituto. Enquanto isso a página “Sociedade” levava a assinatura de um anônimo interino. Naquela edição, uma lista hoje histórica: a equipe jovem do prefeito de Diadema, professor Evandro Caiaffa Esquivel, com nomes como os de João David (jurídico), Vanuhy Brasil (arquiteto), Antonio Janeta (finanças), Emílio Bonani (receita), Marcos Antonio Elias (gabinete), Rubens Aparecido Ribeiro (relações públicas), Elio Egidio Nogueira (assistência social), Lind Faria (planejamento) e o espiritualmente jovem, professor Paulo Julio de Carvalho.

EM 29 DE JANEIRO DE...

1922 – Repercutia a notícia de um forte abalo de terra, um terremoto constatado pela primeira vez no Brasil e que atingiu países vizinhos. Correspondentes de várias cidades atestavam o tremor, observado também na região, conforme despacho do correspondente do Estadão:
São Bernardo, 27. Hoje, às 4h mais ou menos, sentiu-se em todo o município (atual Grande ABC) forte tremor de terra. O fenômeno, que alarmou a população, durou cerca de cinco segundos. Não consta que tenha causado danos.

1957 – Nova colisão na confluência das ruas Luiz Pinto Flaquer com General Glicério, em Santo André: um caminhão com placa da cidade atingiu um automóvel de São Paulo, registrando-se danos de monta no carro da capital.

Pelo Campeonato Brasileiro de Futebol: Paulistas 2, Mineiros 1, no Pacaembu. A partida começou no domingo, sendo interrompida por causa de temporal, concluindo-se na segunda-feira.


SANTOS DO DIA

A Igreja recorda, em 29 de janeiro, dois santos bispos com o mesmo nome: Valério de Treviri, que viveu no século IV, na Alemanha; e Valério de Ravena, falecido em Roma, no ano 810.


Falecimentos 

Santo André

Nicélia Lima de Oliveira, 93. Natural de Itabaiana (Sergipe). Residia no Jardim Santo Alberto, em Santo André Dia 23. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Lindolfina Constança Pereira, 91. Natural de Oliveira dos Brejinhos (Bahia). Residia no Jardim Santa Adélia, em São Paulo, Capital. Pensionista. Dia 23, em Santo André. Cemitério do Carmo, São Paulo, Capital.

São Bernardo

José Pereira dos Santos, 94. Natural de Flores (Pernambuco). Residia no Jardim do Mar, em São Bernardo. Dia 23. Jardim da Colina.

Juan de Dios Ketullo Reseco, 92. Natural da Espanha. Residia no Centro de São Bernardo. Dia 19. Jardim da Colina.

São Caetano

Verginio Fernandes, 93. Natural de Santa Rita do Passa Quatro (São Paulo). Residia no bairro Santa Maria, em São Caetano. Dia 23. Cemitério das Lágrimas.

Diadema

Luzia Pineda Huerta, 91. Natural de Neves Paulista. Residia no Centro de Diadema. Dia 24. Vale da Paz.

Leopoldina de Jesus Penaforte, 89. Natural de Araraquara (São Paulo). Residia no Centro de Diadema. Dia 24. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Antonio Lino Ribas, 93. Natural de Natércia (Minas Gerais). Residia na Vila Santa Tereza, em São Bernardo. Dia 23. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Elza Lopes Laranjeira, 81. Natural de Avaré (São Paulo). Residia no Distrito de Ouro Fino, em Ribeirão Pires. Dia 20. Cemitério Municipal de Avaré.

Rosangela Savietto, 60. Natural de Santo André. Residia na Vila Assis Brasil, em Mauá. Dia 19, em Ribeirão Pires. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;