Política Titulo Polêmica
Orlando quer fazer lista com alunos não vacinados

Prefeito de São Bernardo fez afirmação durante live; intenção é entregar documentos ao MP

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
25/01/2022 | 05:11
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) afirmou, durante live em uma rede social, que fará uma lista com nomes de alunos da rede municipal que não se vacinarem contra a Covid-19 e deverá entregar o rol ao MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo).

A alegação do tucano é a de que as crianças não vacinadas possam ter alguma complicação por causa da Covid e os pais destes alunos possam acusá-lo de negligência. Desde o início da vacinação de crianças e adolescentes, Orlando Morando tem sustentado que respeitará a decisão da família, caso os pais e mães não quiserem imunizar os filhos.

“O que nós faremos? Vamos fazer uma lista e levar ao conhecimento do MP da Criança e do Adolescente. Senhor promotor de justiça, estas crianças, os pais confirmaram que não foram vacinadas por decisão deles. Mesmo assim, é óbvio, eles terão acesso à escola. A nossa equipe de educação está avaliando se teremos condição de separar crianças não vacinadas. Estamos trabalhando nisso. Por quê? Eu imunizei meu filho, mas, ao mesmo tempo, vou colocar meu filho com uma criança que o pai decidiu não imunizar. Polêmica enorme”, declarou o prefeito durante a live. Orlando Morando, entretanto, já teria abandonado a ideia de separar os alunos após avaliação da secretária de Educação, Sílvia de Araújo Donnini.

São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a iniciar vacinação de crianças com doses da Coronavac, elaboradas pelo Instituto Butantan. Com o imunizante, a administração pretende vacinar todas os alunos da rede municipal antes do início das aulas, no dia 7 de fevereiro.

“As crianças estão autorizadas (a voltar às aulas), mesmo as sem vacina? Estão. Nós vamos notificar… eu vou levar ao conhecimento do MP, que é quem fiscaliza o poder público, as leis. Da mesma forma que eles têm nos acompanhado e vamos notificar o MP da Criança e do Adolescente, que é quem trata deste tema, e aí cabe a eles, se eles quiserem, tomar outras providências. Da nossa parte vai ser feito (a lista)”, declarou o prefeito durante a live.

A polêmica tem reverberado no meio político. Deputado estadual Gil Diniz (sem partido) declarou que tomará medidas jurídicas contra o prefeito de São Bernardo. “Tomarei todas as medidas jurídicas contra o prefeito tucano Orlando Morando. Governam pelo medo, pelo caos, são medíocres”, escreveu o parlamentar em seu Twitter oficial.

Por meio de nota, o Executivo de São Bernardo alegou que a vacina contra a Covid-19 não será obrigatória para a volta às aulas na rede municipal e confirmou a intenção de fazer uma lista “No entanto, anualmente, os pais devem apresentar a carteira de vacinação dos estudantes atualizada no ato da matrícula. Os alunos, cujos pais optarem pela não vacinação contra a Covid-19, terão os nomes relacionados e enviados ao Ministério Público, para que o órgão tome as medidas que achar necessárias. Não haverá separação de alunos vacinados e não vacinados nas unidades escolares”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;