Esportes Titulo 120 anos
Paulistão começa hoje abalado pela Covid

Competição inicia com volta de torcida, mas protocolo rígido exigindo vacina aos atletas

Dérek Bittencourt
Diário do Grande ABC
23/01/2022 | 09:05
Compartilhar notícia
Cesar Greco/SE Palmeiras


A bola volta a rolar com presença de público nos jogos do Campeonato Paulista. Depois de uma edição e meia com portões fechados em razão da pandemia da Covid-19, os torcedores poderão voltar às arquibancadas a partir do duelo de hoje entre Novorizontino x Palmeiras, em Novo Horizonte. Mesmo com o vírus ainda presente – tanto que as capacidades das praças esportivas foram limitadas a 70% com o aumento do número de casos decorrentes da variante ômicron do novo coronavírus –, o avanço da vacinação permitirá o reencontro dos fãs com os jogadores, estes que terão de apresentar obrigatoriamente os comprovantes de vacina (completos) para estarem aptos a defender suas equipes.


Aliás, pela forma como se desenvolvia a pandemia, com índices de internação, casos e mortes caindo, o Paulistão teria outro tipo de protocolo com relação ao vírus. Porém, o expressivo e preocupante crescimento em razão da cepa fez com que um documento mais rígido fosse elaborado pela FPF (Federação Paulista de Futebol), que exige que os atletas estejam vacinados e apresentem teste negativo para Covid-19 até 24 horas antes de cada jogo até que “o índice de transmissibilidade possa mudar”. O período de isolamento para o jogador em caso de contaminação foi reduzido de dez para sete dias. O atleta pode retornar no oitavo dia desde que apresente exame negativo.


Pela segunda vez na história o Grande ABC terá três representantes: o Santo André, remanescente de 2021, além de São Bernardo FC e Água Santa, promovidos da Série A-2. Cada um ficou em uma chave diferente. O Ramalhão está no Grupo D com Santos, Red Bull Bragantino e Ponte Preta. O Netuno integra o Grupo A, com Corinthians, Inter de Limeira e Guarani. Enquanto o Tigre ocupa o Grupo B, com São Paulo, Ferroviária e Novorizontino. O Grupo C ainda tem Palmeiras, Mirassol, Ituano e Botafogo.


Na primeira fase, serão 12 jogos. Os times das mesmas chaves não se enfrentam. Avançam às quartas de final o primeiro e o segundo de cada agrupamento.

TRANSMISSÃO
A partir desta temporada o Paulistão será transmitido pela Record, que adquiriu os direitos, bem como a WarnerMedia, que comanda a TNT Sports e a HBO Max. Haverá conteúdo também na plataforma digital Paulistão Play e no Premiere (pay-per-view).

Santo André monta um time novo ao contratar 23 jogadores

Remanescente de 2021, ano no qual lutou contra o rebaixamento até as últimas rodadas, o Santo André montou um elenco praticamente do zero para a disputa deste Paulistão. Para começar, trouxe o técnico Thiago Carpini, jovem, estudioso e moderno de 37 anos, que fez expressivos trabalhos na Inter de Limeira e no Guarani. E o comandante trouxe diversos jogadores de sua confiança. No total foram 23 reforços. “Isso é fundamental em um grupo que teve cerca de 45 dias de trabalho juntos”, declarou.


Contratados do Ramalhão: goleiros Jefferson Paulino e Fabrício Santana; zagueiros Carlão (experiente, 36 anos, que disputou seis temporadas do Campeonato Francês e conquistou ainda cinco Ligas do Chipre), Lucas Costa e Luiz Gustavo; laterais Thiago Ennes, Jeferson, Kevin Kesley e Thallyson; volantes Thiaguinho, Dudu Vieira, Matheus Sabino, Serginho e Carlos Jatobá; meias Lucas Cardoso, Lucas Lourenço e Giovanny Bariani; e atacantes Junior Todinho, Gustavo Nescau, Rochinha, Lucas Tocantins, Bruno Xavier e Bruninho Duarte.


São Bernardo mantém base, mas traz reforços de renome

O São Bernardo FC retorna à elite do futebol paulista após uma temporada perfeita, na qual foi campeão das duas competições que disputou (Série A-2 e Copa Paulista) e ainda foi agraciado com o acesso e com vaga na Série D do Brasileiro. Com tanto sucesso, uma espinha dorsal foi mantida – nomes como Júnior Souza, Renan Dias, Rodrigo Souza, Pará, Cesinha, Vitinho, Gionnott, Romisson, Gustavo Ramos e João Carlos –, junto ao técnico Márcio Zanardi, que ganhou voto de confiança da diretoria.
Com o CT à beira da Billings em construção, o time segue treinando em Atibaia. Já o Estádio 1º de Maio em breve deve estar novamente sob concessão do Tigre.


Chegaram no São Bernardo FC: o goleiro Alex Alves; os laterais Gabriel Inocêncio e Igor Fernandes; os zagueiros Ítalo, Joilson e Matheus Salustiano; volante Léo Gomes; meia Zezinho; e atacantes Rafinha, Silvinho, Paulinho Moccelin e Matheus Davó. Este último, vem por emprestéstimo junto ao Corinthians e tem boas perspectivas de balançar as redes com a camisa aurinegra.


Água Santa aposta no trio Luan Dias, Dada e Caio Dantas

O Água Santa volta para a Série A-1 do Paulista por meio do vice-campeonato da A-2 e para não correr o risco de regressar imediatamente para o segundo nível do futebol estadual e permanecer pela primeira vez na elite por duas temporadas consecutivas, apostou em trio bastante identificado com o clube e com a torcida, casos do meia Luan Dias e dos atacantes Dada Belmonte e Caio Dantas, este último que teve perto de ir para o futebol chinês, despertou ainda o interesse do Vasco, mas regressou.


Quem também voltou, mas das férias, foi o técnico Sérgio Guedes, que, como o clube não disputou competição no segundo semestre, teve bastante tempo para montar e pensar em como a equipe pode alcançar uma campanha de sucesso.


Foram contratados pelo Água Santa: goleiros Victor Souza e Alan; zagueiros Marcondes e Jeferson; os laterais Alex da Silva, Leandro Silva e Alyson; os volantes Jeam Martin, Cristiano, Caíque e Emerson Júnior; o meia Gabriel Terra; e os atacantes Fernandinho, Denilson e Wesley Pionteck.<TL>




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;