Cena Política Titulo Coluna
Vice-prefeitos serão protagonistas em 2022
Do Diário do Grande ABC
14/12/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


As prévias do PSDB fizeram com que dois prefeitos tucanos do Grande ABC ganhassem projeção nacional e protagonismo no partido: o prefeito de Santo André, Paulo Serra, que apoiou Eduardo Leite; o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, aliado de primeira hora de João Doria, vencedor da disputa interna. Passada essa etapa, agora cresce a expectativa em torno do protagonismo eleitoral que deve ser alcançado pelos vices de Santo André, Luiz Zacarias (PL), e de São Bernardo, Marcelo Lima (PSD). Os dois devem ser candidatos a deputado federal e são vistos, no meio político, com chances reais de garantir um mandato em Brasília na eleição do ano que vem. 

Recém-filiado ao PL, partido escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para disputar a reeleição, Zacarias deixou o PTB após dez anos. Sua filiação, em agosto deste ano, foi marcada por grande prestígio eleitoral, já que contou com a presença do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Desde 2002, Santo André não elege diretamente um deputado federal (na condição de suplente, Vanderlei Siraque chegou a assumir em 2011). 

Luiz Zacarias trabalha também para contar com o apoio do prefeito de Santo André, que deverá lançar a primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra como candidata a deputada estadual no ano que vem. Seria uma dobrada que, de certa forma, poderia absorver o bom desempenho da administração municipal.

Já Marcelo Lima deve tentar pela segunda vez a vaga de deputado federal. Em 2018, o pessedista disputou a cadeira, tendo o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), como principal cabo eleitoral. Na urna, obteve 53.933 votos. Além do provável apoio do tucano, também deve contar com a aliança de vereadores de São Bernardo eleitos e que compõem seu grupo político.

A questão agora é em que momento colocarão de fato o bloco na rua, em busca de votos. A analisar o bom desempenho de seus principais padrinhos, as campanhas de Zacarias e de Marcelo já partem na modalidade peso pesado. Da política.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;