Cultura & Lazer Titulo
Artistas da regiao mostram suas obras em Cuba
Alessandro Soares
Da Redaçao
25/06/2000 | 17:52
Compartilhar notícia


Artistas plásticos do Grande ABC estao em Havana, Cuba, para iniciar em 4 de julho uma programaçao que inclui mesas-redondas, palestras e exposiçao para mostrar o que está sendo produzido em arte contemporânea no Grande ABC. Paula Caetano, coordenadora da Casa do Olhar de Santo André, também seguirá para Cuba esta semana para firmar intercâmbio com artistas daquele país para uma mostra em dezembro na regiao. Além da Casa do Olhar e da Secretaria de Cultura de Santo André, participam da coordenaçao dos trabalhos o Conselho de Artes Plásticas de Cuba e o Centro de Desenvolvimento das Artes Visuais de Cuba.

Edson Lourenço, artista plástico de Santo André, Juliana de Castro Tonalezzi, cenógrafa da TV Cultura, e Alexis Iglesias, artista plástico cubano que vive em Sao Bernardo, formam o primeiro grupo que embarcou sexta-feira passada para Havana. Iglesias e Juliana ficam até o fim das atividades, em 28 de julho. Outros membros do grupo, como Paula Caetano e o fotógrafo David Rego Junior, devem viajar esta semana.

O Centro de Desenvolvimento das Artes Visuais, sede da Bienal de Havana, receberá boa parte da exposiçao Traços do ABC, que foi vista em dezembro de 1999 no Salao de Arte Contemporânea de Santo André. A mostra em Cuba terá três salas reservadas para as artes da regiao, uma delas só com obras de Luiz Sacilotto, homenagem ao veterano representante brasileiro da arte concretista, que é natural de Santo André.

Outra sala será dedicada a gravuras brasileiras, com litografias de Maria Bonomi e Aldemir Martins, entre outras, do acervo do mestre impressor Roberto Gyarfi. Completa a mostra uma sala dedicada aos artistas que atuam na regiao.

Instalaçoes, pinturas e fotografias fazem parte da exposiçao. Os artistas com obras na mostra, além dos já citados, sao, entre outros, Sueli Vital, Carmem Novo, Arnaldo Fiorotti, Jeferson Tomazelli, Cida Vieira, André Cabrini, Rubens Pontes, Antonio César Scobel e Marcelo Vittorino. As mesas-redondas e palestras das quais vao participar os representantes desse grupo serao sobre arte contemporânea no Grande ABC e no Brasil. Para Alexis Iglesias, "serao estabelecidas importantes relaçoes entre artistas e instituiçoes, e entre articuladores de arte e os criadores".

O cubano K'cho, cujas obras estao ganhando repercussao no mercado internacional e que terá uma mostra no Masp no segundo semestre, encabeça a lista dos artistas de Cuba que podem mostrar seu trabalho na regiao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;