Memória Titulo Coluna
Planta centenária. Nasce o primeiro loteamento. Esta é a Vila Conceição.

Semana Diadema 2021. Nos guardados de Wanderley dos Santos, um dos documentos mais importantes é a planta original da Vila Conceição, datada de 26 de setembro de 1925, assinada pelo engenheiro Carlos Decomi

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/12/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


A planta da Vila Conceição é um lindo documento, em duas cores principais: o vermelho focalizando os lotes negociados; o verde, das árvores remanescentes e da área a ser reflorestada; ao centro, junto à Avenida Dom Pedro I, em marrom, o retângulo demarcando o “campo atlético”.

Wanderley dos Santos, ‘viaja’ pela planta de 1925, focalizando as quadras e os nomes originais das vias públicas, os loteadores, os proprietários vizinhos, o sistema hídrico com destaque para os córregos Capela, dos Monteiros, dos Veados e da Serraria.

Um dos trechos da descrição de Vila Conceição faz lembrar depoimento gravado por João Gava, hoje com 107 anos, vivendo em Santos, e que no início do século passado, meninote ainda, ajudou na demarcação das primeiras quadras.

Escreve Wanderley: (... o engenheiro) Carlos Decomi, com ajuda de alguns moradores e carroceiros, conseguiram ligar a Vila Conceição ao Parque Jabaquara por um caminho rudimentar de seis quilômetros e meio e que teria a mesma denominação da Vila (Conceição).

VOCÊ SABIA?

Da obra de Wanderley dos Santos: a lei provincial número 38, de 12 de março de 1889, desanexou (a área do futuro município de Diadema) de Santo Amaro, para integrá-la na então criada Vila de São Bernardo.

Hoje

- Dia Internacional dos Direitos Humanos

- Dia do Palhaço

Diário há meio século

Sexta-feira, 10 de dezembro de 1971 – ano 14, edição 1712

Primeira Página – Incêndio consome supermercado em São Bernardo.

Por volta das 17h de ontem (9 de dezembro de 1971), violento incêndio destruiu completamente as instalações do supermercado Fonte Nova, instalado na Avenida Getúlio Vargas, 913, na Vila Baeta Neves. Não houve vítimas.

Nomes – Renan Lotufo assume a presidência da Associação dos Advogados de Santo André; Alexandrina Moretto é a nova presidente da Associação dos Servidores Municipais de São Caetano.

São Bernardo – Minirregião Amazônica está em fase final de construção na Cidade da Criança.

Em 10 de dezembro de...

1916, um domingo – São Bernardo realiza a festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição. No anúncio da festa, escreve o jornal O Estado de São Paulo: ‘A festa deve revestir-se de grande pompa’.

1941 – Ademar Bertoldo nasce em Ribeirão Pires. Criador da rádio comunitária Pérola da Serra (FM 87,5). Esportista. Divulgador das notícias da sua cidade e dos veteranos do CA Pirelli, a exemplo da festa de confraternização dos pirellianos realizada em 27 de novembro.

Santos do dia

- Nossa Senhora do Loreto João Roberts

- Melquíades, papa.

Municípios brasileiros

- Aniversariam em 10 de dezembro: no Ceará, Alcântaras; no Mato Grosso, Alto Garças, Juscimeira, Rondonópolis e Torixoréu; no Amazonas, Alvarães, Anamã, Beruri, Iranduba, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Tonantins e Uarini; na Paraíba, Areial e Pocinhos; no Paraná, Colorado, Coronel Domingos Soares, Fernandes Pinheiro, Itaperuçu e Londrina; em Goiás, Cumari; na Bahia, Itagi; e no Mato Grosso do Sul, Itaporã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;