Editorial Titulo Editorial
Tempo para avaliar
Do Diário do Grande ABC
30/11/2021 | 23:59
Compartilhar notícia


Diante do relato de novos casos da variante ômicron do coronavírus em várias partes do planeta, era natural esperar que chegaria ao Brasil. E, como São Paulo possui o aeroporto mais movimentado do Brasil, que pessoas infectadas com a cepa descoberta na África do Sul seriam detectadas no Estado. Ontem aconteceu. E a primeira consequência foi imediata: o governador João Doria pediu ao Comitê Científico que reavalie a liberação do uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 11.


É sensato tomar tal decisão. Não pode existir alerta maior do que as mais de 600 mil mortes ocorridas no País por conta da Covid-19 nos últimos meses. Ainda não se sabe quão graves podem ser as consequências da infecção por essa nova variação do vírus. Entretanto, é necessário tomar providências. É mais prudente pecar pela ação do que pela omissão.


No Grande ABC, os sete prefeitos deverão se reunir na próxima semana para discutir a questão da utilização das máscaras. Em cinco municípios os gestores já se manifestaram por manter o uso do item de proteção pelo menos até o dia 31. Apenas São Caetano, do interino Tite Campanella, se posicionou pela liberação. E São Bernardo ainda não declarou o que pretende fazer.


Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Brasil tem tido tempo de aprender com o exemplo de outras nações, visto que quando as primeiras infecções em território nacional foram noticiadas, países da Europa e Ásia já sofriam. Mas isso de nada serviu, pois o que se viu foi uma série de medidas equivocadas que só serviram para aumentar o problema.


Agora, nessa onda mais recente, o processo se repete. A ômicron já apareceu na África, na Europa e em outras partes do globo terrestre. Tomara que os tristes exemplos finalmente sirvam de alerta. Que os dirigentes públicos em todos os níveis possam colocar a cabeça no lugar, avaliar os pró e contra e, pelo bem dos brasileiros, ouçam o que dizem os cientistas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;