Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 21 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tempo para avaliar


Do Diário do Grande ABC

30/11/2021 | 23:59


Diante do relato de novos casos da variante ômicron do coronavírus em várias partes do planeta, era natural esperar que chegaria ao Brasil. E, como São Paulo possui o aeroporto mais movimentado do Brasil, que pessoas infectadas com a cepa descoberta na África do Sul seriam detectadas no Estado. Ontem aconteceu. E a primeira consequência foi imediata: o governador João Doria pediu ao Comitê Científico que reavalie a liberação do uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 11.


É sensato tomar tal decisão. Não pode existir alerta maior do que as mais de 600 mil mortes ocorridas no País por conta da Covid-19 nos últimos meses. Ainda não se sabe quão graves podem ser as consequências da infecção por essa nova variação do vírus. Entretanto, é necessário tomar providências. É mais prudente pecar pela ação do que pela omissão.


No Grande ABC, os sete prefeitos deverão se reunir na próxima semana para discutir a questão da utilização das máscaras. Em cinco municípios os gestores já se manifestaram por manter o uso do item de proteção pelo menos até o dia 31. Apenas São Caetano, do interino Tite Campanella, se posicionou pela liberação. E São Bernardo ainda não declarou o que pretende fazer.


Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Brasil tem tido tempo de aprender com o exemplo de outras nações, visto que quando as primeiras infecções em território nacional foram noticiadas, países da Europa e Ásia já sofriam. Mas isso de nada serviu, pois o que se viu foi uma série de medidas equivocadas que só serviram para aumentar o problema.


Agora, nessa onda mais recente, o processo se repete. A ômicron já apareceu na África, na Europa e em outras partes do globo terrestre. Tomara que os tristes exemplos finalmente sirvam de alerta. Que os dirigentes públicos em todos os níveis possam colocar a cabeça no lugar, avaliar os pró e contra e, pelo bem dos brasileiros, ouçam o que dizem os cientistas. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;