Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

O que acontece com meu Gmail quando eu morrer?

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

28/10/2021 | 14:18


Diversas redes sociais têm protocolos que são realizados após a morte do usuário. O Facebook, por exemplo, permite que amigos e parentes criem memoriais ou desativem a conta. Entretanto, um serviço não muito conhecido a respeito do assunto é o Gerenciador de Contas Inativas, do Google.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Por meio do Gerenciador de Contas Inativas, o usuário consegue garantir a preservação das suas informações pessoais e impede ataques que possam ser realizados a partir desses perfis. A configuração visa oferecer uma solução para contas abandonadas ou inativas em razão do falecimento do usuário.

Ao se inscrever no Gerenciador, o usuário deve definir três questões importantes:

  • o momento em que a conta deve ser considerada inativa,
  • quem deve ser avisado e o que deve ser compartilhado em tal situação
  • e se a conta pode ou não ser deletada.

É possível escolher entre 3, 6, 12 ou 18 meses sem nenhuma atividade para que o Google tome algumas medidas em relação à conta. O sistema mandará um aviso um mês antes do prazo escolhido pelo usuário, por meio de uma mensagem de celular e de um e-mail enviado para um endereço fornecido pela pessoa.

Leia mais:
Alexa mantém histórico de tudo o que ouviu; veja como acessá-lo
40 perguntas divertidas para fazer à Alexa
Testamos: coloquei minha mãe para conversar com o Novo Echo e este foi o resultado

No Gerenciador de Contas Inativas, é possível ainda optar por deixar uma Resposta Automática no Gmail, com uma linha de assunto escolhida pela pessoa e uma mensagem explicando que aquela conta está inativa.

Caso o usuário deseje que a conta inativa seja deletada, o Google pode deletar todo o conteúdo ou enviá-lo para os contatos que a pessoa escolher. No Gerenciador de Contas Inativas, o usuário pode escolher até 10 pessoas que o Google deverá avisar depois que a conta se tornar inativa (elas não serão notificadas no momento em que essa opção for configurada).

O dono da conta também pode conceder a essas pessoas acesso a parte de seus dados. A lista pode incluir coisas como fotos, contatos, e-mails, documentos e outros dados específicos que o usuário decidiu compartilhar com aqueles contatos.

Caso a pessoa decida compartilhar dados com contatos de sua confiança, o e-mail enviado para esses contatos vai incluir uma lista dos dados que o usuário pediu para compartilhar e um link para que o contato escolhido baixe esses dados. Os contatos de confiança terão até três meses para baixar os dados. Depois disso, eles serão excluídos.

No Gerenciador de Contas Inativas, se o usuário optar por deletar a Conta Google, isso irá incluir dados compartilhados de forma pública (como vídeos no YouTube ou blogs no Blogger). É possível conferir quais dados estão associados à conta por meio do Painel do Google.

Quem usa um Gmail na Conta do Google não terá mais acesso a esse endereço de e-mail depois que a conta se tornar inativa. Também não será mais possível manter o mesmo nome de usuário da conta Gmail inativada.

Configurar um plano para conta inativa é uma medida simples, que ajuda a proteger dados, garante a segurança da conta caso ela se torne inativa e permite que o legado digital da pessoa seja compartilhado com contatos de confiança, se por ventura o usuário não puder mais acessar a conta.

Vale lembrar que na recente violação à T-Mobile , em agosto, informações de contas pré-pagas inativas foram acessadas através de antigos arquivos de cobrança. Ou seja: contas inativas podem representar um risco grave à segurança.

 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;