Setecidades Titulo
Desfile do Bloco Eureca leva 3 mil foliões às ruas
Julia Silva
Especial para o Diário
13/02/2010 | 08:40
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Comissão de frente, carro abre-alas, casal de mestre-sala e porta-bandeira e bateria. Nada de luxo, é verdade, mas plumas e grandes esculturas não eram necessárias para o Bloco Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente), que abriu oficialmente o Carnaval de São Bernardo ontem. Mais do que beleza, a iniciativa leva à Folia discussões ligadas aos direitos infanto-juvenis há 19 anos.

Cerca de 3 mil pessoas de todas as idades integraram o bloco, que saiu do Espaço de Convivência do Projeto Meninos e Meninas de Rua (Rua Jurubatuba, 1.610), às 14h30, e percorreu ruas do Centro da cidade. "Antes, os comerciantes fechavam as portas com medo da gente. Agora, saem para frente das lojas para nos ver passar. Houve sensibilização", afirma o coordenador geral do Projeto Meninos e Meninas de Rua, Marco Antônio da Silva, o Marquinhos

Embalados pelo tema 20 anos do ECA e o Protagonismo Infanto-Juvenil, entidades de outras cidades do Grande ABC e do Estado, como São Paulo, Campinas, Guarulhos e São Vicente também participaram do desfile.

O presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, lembra que o Eureca surgiu quando o Estatuto da Criança e do Adolescente ainda não tinha força. Naquela época, havia pouca preocupação com a garantia dos direitos e políticas sociais para esse público.

O bloco encerrou a festa na Praça da Igreja Matriz, onde ocorreu ato político com a presença do prefeito Luiz Marinho (PT). Na terça-feira (16), desfila novamente em São Vicente.

Folia de rua - Ainda dá para aproveitar a folia de rua. Hoje, às 12h30, começa a concentração da Banda Baxaria na esquina das ruas Álvares de Azevedo e Dona Elisa Flaquer, em Santo André. O grupo, que comemora 30 anos em 2010, percorre o Centro da cidade para celebrar o Carnaval.

"As pessoas vêm de vários lugares. Ali se faz um grande baile com marchinhas de Carnaval", afirma um dos fundadores, que não se identifica por acreditar que todos os participantes são responsáveis pela festa. Ele conta que, em geral, a banda sai com 300 pessoas. No entanto, durante o percurso, outros foliões se agregam à brincadeira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;